Abordagem Multidisciplinar

No Centro de Diabetes do Hospital da Luz Lisboa, as pessoas com diabetes encontram um acompanhamento clínico multidisciplinar e personalizado.

O Centro de Diabetes do Hospital da Luz Lisboa coloca no foco da sua ação a pessoa com diabetes e as suas necessidades de controlo da doença e das complicações a que esta dá origem. Nos países desenvolvidos, a diabetes é a principal causa de cegueira, de insuficiência renal terminal e de amputação não traumática e também um importante fator de risco para a doença cardiovascular.

O apoio de consultas de diferentes especialidades é fundamental para garantir um suporte adequado em relação ao diagnóstico e à terapêutica dos problemas que podem surgir no decurso da diabetes. Assim, o Centro de Diabetes do Hospital da Luz Lisboa conta com uma equipa profissional multidisciplinar, com experiência nas diferentes áreas importantes para as pessoas com diabetes e que atua de uma forma integrada em função das especificidades de cada doente.

 

Caso clínico 

A abordagem individualizada é fundamental para o sucesso do seguimento das pessoas com diabetes. Ao identificar as características de cada pessoa que procura o Centro de Diabetes, os elementos da equipa articulam-se para obter os melhores resultados.

Desde o seu início, a consulta de diabetes pretende seguir este princípio. A título de exemplo, divulga-se um trabalho publicado na primeira edição do livro Casos Clínicos Hospital da Luz em 2008, que aborda o caso de uma senhora com diabetes de longa duração, em que a intervenção concertada em várias áreas da gestão da sua doença permitiu melhorar o controlo da doença e contribuir de forma importante para a melhoria da sua qualidade de vida.

É sempre possível fazer melhor!

Leia o trabalho aqui.