Bem-Vindo ao Centro de Diabetes

O Centro de Diabetes do Hospital da Luz Lisboa acompanha as pessoas que a ele recorram com uma prestação de cuidados diferenciados e personalizados que permite uma melhor gestão desta doença. 

Estima-seque existam 387 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo e que este número aumente para 592 milhões em 2035 (International Diabetes Federation, 6th IDF Diabetes Atlas, 2013).

Em Portugal, o número de casos de diabetes duplicou nos últimos 20 anos. O Observatório Nacional para a Diabetes estimou que, em 2013, 13% dos portugueses com idade compreendida entre os 20 e os 79 anos tinham diabetes. Considerando a faixa etária superior a 60 anos esta percentagem atingia 27%. 

As complicações que a diabetes provoca em vários órgãos são responsáveis por uma diminuição significativa da qualidade e número de anos de vida. O Observatório Nacional para a Diabetes calculou em 7,1 anos, o tempo de vida perdido consequente a óbitos por diabetes nas pessoas com idade inferior a 70 anos.

Nos países desenvolvidos, esta doença é a principal causa de cegueira, de insuficiência renal terminal e de amputação não traumática. É também um importante fator de risco para a doença cardiovascular. 

A gestão da diabetes deve ser centrada na pessoa com diabetes. Ao fazê-lo, contribui-se para que exista uma real alteração de comportamentos e estilos de vida, bem como para a aprendizagem de técnicas de autocontrolo e para a compreensão das prioridades que a doença implica.

A instituição da terapêutica é um passo fundamental, que a experiência clínica dos nossos profissionais poderá adaptar da melhor forma às características de cada pessoa. Deve ser dirigida não só ao controlo dos níveis de glicemia mas, igualmente, a outros fatores de risco relevantes, tais como o peso corporal, a pressão arterial e os níveis de colesterol.

A definição de uma estratégia terapêutica, nutricional e de educação para administração de terapêutica e autovigilância implica uma estreita articulação entre os membros da equipa de profissionais de saúde.

A núcleo de diabetologia, constituído por médicos endocrinologistas, por nutricionistas e por enfermeiros, poderá da melhor forma acompanhar a longo prazo a gestão das necessidades desta doença. Para um diagnóstico rigoroso e acompanhamento das complicações da diabetes, esta consulta articula-se com diferentes especialidades clínicas no Hospital.

O trabalho em equipa de todos estes profissionais permite otimizar o seguimento das pessoas com diabetes.

 

Coordenação do Centro de Diabetes do Hospital da Luz Lisboa:

Dr. Francisco Sobral do Rosário