Consultas Médicas no Centro de Diabetes

Consultas Médicas no Centro de Diabetes

Diversas áreas médicas estão envolvidas no Centro de Diabetes do Hospital da Luz Lisboa. Muitas destas organizam-se em consultas temáticas vocacionadas especificamente para a diabetes e suas complicações.

A consulta de diabetes centraliza a gestão destes doentes e, sempre que necessário, articula-se com consultas temáticas, consultas de outras especialidades médicas e consultas de outras especialidades clínicas. Também relativamente a exames complementares de diagnóstico, o Centro de Diabetes articula as necessidades dos doentes relativamente ao Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Imagiologia, entre outros.

As consultas médicas do Centro de Diabetes são as seguintes:

  • Consulta de Diabetes

    A Consulta de Diabetes centraliza a coordenação dos cuidados que cada doente necessita.

    Nesta consulta, da responsabilidade de médicos endocrinologistas, é feita a avaliação e diagnóstico das necessidades dos doentes.

    Sendo a diabetes uma doença crónica, em que a autogestão da doença é uma realidade, é fundamental, em primeiro lugar, considerar as necessidades educativas, que permitem integrar melhor a pessoa com diabetes no desafio quotidiano que a doença coloca.

    A sensibilidade para compreender o esforço de mudança de comportamentos e os seus condicionantes, bem como uma visão integrada em relação à doença e ao futuro, é o desafio contínuo que se coloca aos profissionais de saúde que intervêm nesta consulta.

    As necessidades educativas em termos de técnicas a serem praticadas pelas pessoas com diabetes, tais como o ensino de administração de terapêutica injetável ou de técnicas de autovigilância, são um ponto importante, que funciona em articulação com a equipa de enfermagem de apoio à consulta.

    A avaliação das necessidades em termos de nutrição, adaptadas à especificidade da diabetes e de cada doente, é articulada com a equipa de nutricionistas de apoio à consulta. 

    A terapêutica proposta é específica, tendo em conta as características da doença, do doente e da fase em que este se encontre. A possibilidade de cooperação entre vários profissionais de saúde que conhecem diferentes facetas do mesmo doente - que o Centro de Diabetes permite e fomenta -, facilita a tomada das decisões mais corretas para cada caso.

    A preocupação relativa à deteção precoce de complicações potenciais e instituição terapêutica dirigida é também uma prioridade da Consulta de Diabetes. A facilidade de referenciação para consultas de especialidade permite um melhor acompanhamento dos doentes do Centro de Diabetes.

    Sempre que necessário, é feita a articulação necessária com as consultas de cardiologia, de cirurgia vascular, de dor, de oftalmologia, de nefrologia, de neurologia, de pé diabético, de psiquiatria, de psicologia, de urologia, de medicina dentária, entre outras.

    Também a existência e facilidade de referenciação para meios complementares de diagnóstico, de que são exemplo os realizados no Laboratório de Eletrofisiologia, Laboratório de Análises Clínicas e Centro Imagiologia, permite uma resposta mais rápida às necessidades dos doentes do Centro de Diabetes.

    O pedido de marcação desta consulta em www.hospitaldaluz.pt/lisboa deve ser feito escolhendo a especialidade Endocrinologia e referindo a Consulta de Diabetes no campo de Observações.

    • Endocrinologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Pé Diabético

    O pé diabético é uma grave complicação da diabetes, sendo a principal causa de amputação não traumática dos membros inferiores.

    Resulta de um conjunto de fatores, tais como a insuficiência arterial dos membros inferiores, a polineuropatia diabética, um incorreto tratamento das unhas e calosidades dos pés ou o uso de calçado inadequado.

    A correta abordagem desta situação, que permita a prevenção, o controlo da progressão e terapêutica correta, implica dispor de uma consulta especialmente vocacionada na qual intervêm médicos de cirurgia vascular e de ortopedia, coordenados com outros profissionais clínicos, como podologistas e enfermeiros especializados. 

    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Cirurgia da Obesidade

    A cirurgia bariátrica, ou cirurgia da obesidade, tem um efeito metabólico assinalável no controlo da diabetes tipo 2 em indivíduos obesos.

    Embora não sendo considerada uma opção de primeira linha, as sociedades científicas internacionais são consensuais, considerando a cirurgia da obesidade, cada vez mais, uma alternativa útil para pessoas com obesidade importante e difícil controlo metabólico.

    A consulta de cirurgia bariátrica do Hospital da Luz Lisboa, realizada por cirurgiões gerais, tem uma experiência significativa nesta área que permite a escolha da melhor alternativa cirúrgica e o melhor acompanhamento pós-operatório.

    Saiba mais sobre o Centro de Tratamento da Obesidade e sobre cirurgia da obesidade aqui 

    O pedido de marcação desta consulta em www.hospitaldaluz.pt/lisboa deve ser feito escolhendo a especialidade Cirurgia Geral e referindo a Consulta de Cirurgia da Obesidade no campo de Observações.

    • Cirurgia geral (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

     

  • Consulta de Desabituação Tabágica

    A diabetes implica um aumento significativo do risco cardiovascular.

    De todas as intervenções possíveis para reduzir o risco cardiovascular numa pessoa com diabetes, vários estudos demonstraram que deixar de fumar é uma das medidas com maior benefício.

    A consulta de desabituação tabágica representa uma importante opção terapêutica para os diabéticos fumadores. Sendo fundamental a vontade do próprio, a avaliação em consulta de especialidade e o apoio que nesta pode ser prestado aumenta de forma significativa as probabilidades de êxito a longo prazo.

    Saiba mais sobre desabituação tabágica aqui

    O pedido de marcação desta consulta em www.hospitaldaluz.pt/lisboa deve ser feito escolhendo a especialidade Pneumologia e referindo a Consulta de Desabituação Tabágica no campo de Observações.

    • Pneumologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

     

  • Consulta de Dor

    A neuropatia é uma das complicações da dabetes.

    A diabetes pode provocar uma dor muito significativa, que uma primeira abordagem farmacológica frequentemente não resolve completamente.

    A observação especializada na consulta de dor permite obter melhores resultados em casos mais complexos.

    O pedido de marcação desta consulta em www.hospitaldaluz.pt/lisboa deve ser feito escolhendo a especialidade Anestesiologia e referindo a Consulta de Dor no campo de Observações.

    • Anestesiologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Cardiologia

    A diabetes é uma doença vascular e que o risco de doença cardíaca aumenta substancialmente nas pessoas com diabetes.

    No Centro de Diabetes, a articulação com a consulta de cardiologia permite a avaliação rápida de doentes com suspeita de doença cardíaca associada e a realização de exames que permitam um melhor e mais rápido diagnóstico e uma abordagem terapêutica mais correta.

    A articulação da consulta de cardiologia com a cirurgia cardiotorácica e a cirurgia vascular, no Centro Cardiovascular do Hospital da Luz Lisboa, permite dispor de uma resposta mais completa e atempada às necessidades destes doentes.

    • Cardiologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Cirurgia Vascular

    O risco vascular está muito aumentado nas pessoas com diabetes. São exemplo disso a patologia arterial obstrutiva dos membros inferiores ou das carótidas, muitas vezes silenciosa.

    O adequado diagnóstico e tratamento pode ser efetuado na consulta de cirurgia vascular.

    • Cirurgia vascular (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Medicina Dentária

    A diabetes interfere com a saúde oral de forma significativa.

    As pessoas com diabetes apresentam mais infeções dentárias e mais doença das gengivas (doença periodontal), o que resulta na perda de maior número de peças dentárias.

    Este é um problema nem sempre focado, mas que interfere com a qualidade de vida e também com o padrão alimentar, podendo comprometer a alimentação saudável que se pretende.

    Uma avaliação precoce e o acompanhamento em consulta de medicina dentária permitirá identificar problemas e intervir sempre que necessário.

    • Medicina dentária (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Nefrologia

    A diabetes é a principal causa de insuficiência renal terminal em países desenvolvidos.

    Os doentes com maior risco para esta situação devem ser acompanhados em consulta de nefrologia de forma a tentar evitar a progressão da doença renal ou a permitir um correto planeamento de medidas terapêuticas, caso o agravamento de função renal venha a acontecer.

    • Nefrologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Neurologia

    As complicações neurológicas são frequentes nos diabéticos.

    A doença cerebrovascular pode estar associada a alterações neurológicas que beneficiam do acompanhamento em consulta de neurologia. A polineuropatia diabética pode ser avaliada da melhor forma nesta consulta, que estabelecerá igualmente as melhores respostas terapêuticas.

    • Neurologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Oftalmologia

    A diabetes é a principal causa de cegueira em países desenvolvidos.

    O diagnóstico, terapêutica e acompanhamento de situações como a retinopatia, glaucoma ou cataratas, muito frequentes em pessoas com diabetes, é efetuado na consulta de oftalmologia.

    • Oftalmologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Psiquiatria

    A ocorrência de quadros psiquiátricos pode dificultar o bom controlo da diabetes. A possibilidade de avaliar os casos de maior risco e a realização de um correto diagnóstico é fundamental nestes casos.

    Apenas a instituição de terapêutica dirigida e um correto acompanhamento poderão permitir que a abordagem na diabetes tenha sucesso.

    • Psiquiatria (conheça a equipa e suas áreas de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Urologia

    A disfunção erétil é uma complicação frequente da diabetes e que necessita de um acompanhamento simulaneamente sensível e eficaz.

    No Centro de Diabetes existe assim uma articulação eficiente com a consulta de urologia para obter uma melhor resposta nestas situações.

    • Urologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)