Outras Consultas no Centro de Diabetes

Outras Consultas no Centro de Diabetes

Várias especialidades não médicas disponíveis no Hospital da Luz Lisboa têm um envolvimento significativo do Centro de Diabetes.

Assim, este centro disponibiliza também as seguintes consultas:

  • Consulta de Enfermagem

    A diabetes mellitus é uma doença crónica que implica uma mudança de comportamentos e, muitas vezes, a aprendizagem de técnicas diferenciadas – como são a medição de glicemia capilar, a administração de insulina ou de glucagon, o uso de sistemas de perfusão contínua de insulina ou de medição contínua de glicemia. O seu ensina cria a necessidade de uma maior proximidade de acompanhamento, por um lado como forma de assegurar que as novas intervenções estão a ser implementadas de forma correta, por outro para garantir maior segurança ao diabético e seus familiares.

    A consulta de enfermagem de diabetes desempenha esta função de ensino e de acompanhamento de proximidade em relação ao desenvolvimento da autonomia que se pretende nas pessoas com diabetes, servindo de elo de ligação entre a consulta médica e a pessoa que a ela recorre. Os enfermeiros responsáveis por esta consulta têm formação específica em acompanhamento diferenciado e personalizado das pessoas com diabetes e estão atentos para a avaliação de complicações secundárias da doença, como, por exemplo, as feridas de pé diabético.

    Registo do peso

    O peso é dos parâmetros mais importantes no acompanhamento da diabetes. Registe o seu peso, de preferência utilizando sempre a mesma balança, utilizando a tabela disponível aqui aqui, que pode imprimir.

    Hemoglobina A1c

    O valor de hemoglobina A1c representa os valores médios de glicemia durante os três meses anteriores à sua determinação. É um valor essencial para efetuar o seguimento da doença. Faça o seu registo utilizando a tabela disponível  aqui, que pode imprimir.

    Locais de administração de insulina

    Convém variar os locais de administração de insulina. Ao administrar sempre no mesmo local, corre-se o risco de acumulação de insulina: por vezes a insulina não é absorvida (e os valores de glicemia aumentam), noutros casos verifica-se uma libertação excessiva de insulina para a circulação (e os valores de glicemia diminuem).

    A insulina de ação rápida deve ser administrada no abdómen, onde a absorção é mais lenta. Se este tipo de insulina for administrada em zonas do corpo onde a absorção é mais rápida, como as coxas ou os membros superiores, pode ocorrer uma absorção demasiado rápida com ocorrência de hipoglicemias. Por este motivo, estas zonas devem ser reservadas para a utilização de insulinas com ação mais lenta.

    Em pessoas que tenham efetuado exercício com os membros inferiores (correr ou marcha acelerada, por exemplo), deve ser evitada a administração de insulina nas coxas (por risco de absorção excessivamente rápida). Se o exercício for predominantemente nos membros superiores, deve ser evitada, pelo mesmo motivo, a administração de insulina nesta zona.

    Na imagem disponível aqui, que pode imprimir, estão indicados os locais possíveis de administração de insulina. Não se esqueça de confirmar com o seu médico e enfermeiro qual a melhor técnica e as opções mais correctas.

  • Consulta de Nutrição

    A nutrição na diabetes não consiste numa dieta padrão, igual para todas as pessoas com diabetes.

    É necessário individualizar características e objetivos, adaptar a melhor prática à realidade de cada um. Apenas desta forma, tendo em conta a avaliação médica, é possível estabelecer um plano de futuro.

    De forma genérica, é consensual que a terapia nutricional na diabetes deve ter como princípios o peso saudável, o equílibrio nutricional e um adequado controlo dos níveis de glicose no sangue.

    Além de permitir definir uma estratégia nutricional global para cada pessoa que recorre a esta consulta, é importante definir respostas para as diferentes situações que o quotidiano coloca. São exemplos a adaptação que é necessário efetuar em situações de exercício físico, viagens, festas e ocasiões especiais, apenas para dar alguns exemplos.

    A diabetes mellitus tipo 1 necessita de um acompanhamento individualizado, sendo de especial importância o ensino de contagem de hidratos de carbono, muito importante para o correto cálculo de doses mais adaptadas de insulina de ação rápida.

    As necessidades especiais que o excesso de peso coloca são relevantes. O acompanhamento de pessoas submetidas a cirurgia bariátrica – uma opção possível em pessoas com diabetes tipo 2 - é muito especializado e requer uma equipa experimentada nesta área. A possibilidade de troca de experiências entre os profissionais de saúde, possível pela proximidade entre consulta médica e consulta de nutrição, permite ganhos assistenciais importantes e uma melhor definição de opções para quem recorre à consulta de nutrição.

    E, talvez o mais importante, a consulta de nutrição permite ter um interlocutor privilegiado para dúvidas, que estão sempre a surgir, em relação a uma correta nutrição – para as pessoas com diabetes e para os outros profissionais, sempre no intuito de permitir o melhor acompanhamento no presente e no futuro.

     

    Contagem de hidratos de carbono

    A contagem de hidratos de carbono é uma ferramenta muito útil para o cálculo das doses de insulina necessárias para a terapêutica da diabetes mellitus tipo 1.

    As refeições representam alturas do dia em que os valores de glicemia podem aumentar. Ao administrar insulina de ação rápida pretende-se evitar que isto suceda, sem que ocorram hipoglicemias. Para permitir um cálculo mais aproximado da real necessidade de insulina de ação rápida efetua-se a contagem de hidratos de carbono presentes na refeição.

    É importante não esquecer que como a administração de insulina se faz, habitualmente, antes da refeição, é necessário saber o que realmente se vai comer. Não se devem contar hidratos de carbono de alimentos que não se irão comer (pois nesse caso a dose de insulina seria excessiva, podendo provocar hipoglicemias), nem comer alimentos que não foram previstos na contagem (pois nesse caso haverá risco de valores de glicemia mais altos).

    Clique aqui para obter uma lista de equivalências de porções de hidratos de carbono que pode ser utilizada nessa contagem.

    Mais informações podem ser prestadas na Consulta de Diabetes ou na Consulta de Nutrição.

    • Nutrição (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Psicologia

    Para um bom acompanhamento da diabetes é condição indispensável que a pessoa com diabetes consiga, de forma consciente e equilibrada, orientar as suas opções de vida e comportamentos saudavelmente, bem como executar de forma correta as medidas de vigilância e terapêutica.

    Este esforço de adaptação poderá necessitar do apoio especializado em consulta de psicologia. 

    • Psicologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Podologia

    A podologia é a ciência na área da saúde especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afetam o pé e os podologistas são os profissionais habilitados para estas ações. 

    Entre as principais áreas de intervenção da podologia está a abordagem do pé diabético.

    Os cuidados com os pés, como um auto-exame regular e implementação de algumas medidas simples, são fundamentais para manter a saúde e identificar precocemente alterações.

    Assim, como orientações gerais, deve:

    • Manter uma boa higiene dos pés
    • Manter as unhas curtas e limpas
    • Evitar andar descalço
    • Preferir calçado em pele e meias de algodão ou de fibras que evitem a transpiração excessiva
    • Usar calçado confortável, com comprimento e largura adequados aos seus pés
    • Inspecionar o calçado assegurando-se que não tem costuras, bordos irregulares ou corpos estranhos que lhe possam magoar os pés
    • Fazer exercício físico regulamente
    • Fazer uma alimentação saudável
    • Não fumar

     

    Podologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)

    Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)