Vigilância da diabetes

A diabetes é uma doença crónica. O controlo destas doenças, e portanto a sua vigilância, deve ser partilhado entre o doente e os profissionais de saúde.

  • Acompanhamento médico

    undefined

    A consulta de diabetes deve ser efetuada pelo menos duas vezes por ano.

    Além de uma avaliação clínica, que inclui o exame objetivo, análises laboratoriais e a avaliação dos registos de valores de glicemia capilar realizados pelo doente, devem ser discutidas todas as dúvidas relativas à gestão da doença. Neste contexto, poderá ocorrer referenciação para outras consultas ou exames de diagnóstico.

    Os diabéticos devem também ser avaliados anualmente por um oftalmologista.

    Recomenda-se também o seguimento regular e frequente por um podologista.

    Entre as análises incluídas na avaliação em consulta de diabetes destacam-se:

    • Hemoglobina glicosilada (Hb A1c), que traduz o valor médio de glicemias nos últimos três meses. Este é o parâmetro mais importante neste contexto e os seus resultados podem ser convertidos em valores médios de glicemia: 
    Hemoglobina A1c (%) Valor médio de glicemia (mg/mL)
    6 126
    6,5 140
    7 154
    7,5 169
    8 183
    8,5 197
    9 212
    9,5 226
    10 240
    • Colesterol total, colesterol HDL ou “colesterol bom”, colesterol LDL ou “colesterol mau”) e triglicéridos.
    • Microalbuminúria e creatinina, que são dois parâmetros importantes na vigilância das consequências renais da diabetes. A microalbuminúria consiste na determinação de pequenas quantidades de proteína na urina, que é um sinal precoce de doença renal. O valor de creatinina é uma medida indireta da função renal; quando aumenta revela degradação funcional do rim. 

  • Autovigilância da glicemia capilar

    undefined

    A determinação de glicemia capilar e o seu registo são instrumentos importantes para o controlo da diabetes.

    Nem todas as pessoas com diabetes têm indicação para fazer aquela determinação. Na diabetes tipo 2 bem controlada e com pouca medicação farmacológica o ganho de o fazer é mínimo. No entanto, em outras situações, pode ser muito vantajoso efetuar uma ou mais medições diárias. Os médicos discutem com os doentes os que melhor se adapta a cada situação.

    Na consulta de diabetes é feito o ensino, tentando escolher o dispositivo que mais se coaduna com as características de cada diabético. O registo dos valores pode ser eletrónico ou existem livros de registo manual especificamente preparados para este efeito.

    Clique aqui para obter uma tabela de registo mensal de valores da glicemia.