Consultas no Centro de Oncologia

Consultas no Centro de Oncologia

No mesmo espaço físico, um vasto leque de consultas oncológicas.

Para maior comodidade dos doentes e facilitando também o contacto multidisciplinar, no espaço do Centro de Oncologia, no piso -1 do edifício do Hospital da Luz Lisboa, são realizadas as consultas das especialidades mais envolvidas no diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas – Oncologia Médica, Radioterapia e Medicina Molecular – e também das diversas especialidades, médicas e cirúrgicas, que são responsáveis por consultas temáticas específicas.

No Centro de Oncologia, são também realizados os tratamentos oncológicos, alguns exames de diagnóstico e consultas e reuniões relacionadas com a vigilância e acompanhamento dos doentes oncológicos. 

  • Consulta de Dor

    Consulta de Dor

    A Consulta de Dor é realizada por médicos especialistas em anestesiologia.

    A dor é um dos sintomas mais frequentes e que mais preocupa os doentes oncológicos. A dor oncológica pode ter várias origens:

    • O próprio cancro (em 70 a 90% dos casos)
    • A terapêutica oncológica
    • Outras alterações clínicas (em 3 a 10% dos casos)

    A importância de um controlo efetivo da dor baseia-se, essencialmente, nos seguinte:

    • A seguir às dúvidas sobre a possibilidade de cura da doença, a dor é o fator que causa maior sofrimento aos doentes
    • Um controlo deficiente da dor está associado a alterações de quase todos os aspetos que afetam o bem-estar
    • O controlo da dor ajuda a recuperação das funções fisiológicas, contribui para uma menor necessidade de recurso a serviços de saúde e é fundamental para o bem-estar físico e psicológico

    Uma vez que a variabilidade nas respostas à dor e às terapêuticas utilizadas é elevada, a gestão da dor oncológica deve ser o mais individualizada possível.

    Por isso, filosofia subjacente à Consulta de Dor do Hospital da Luz é a de que o tratamento deve ser focado no doente. Assim, nesta consulta é dado apoio aos doentes oncológicos e todos os que sofrem de dor crónica, privilegiando o trabalho em equipa multidisciplinar na qual se integram também o doente e a família ou cuidador principal.

    O pedido de marcação online da Consulta de Dor em deve ser feito escolhendo a especialidade Anestesiologia e referindo esta consulta no campo de Observações.

    • Anestesiologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Matilde Raposo, anestesiologista 

  • Consulta de Hematologia

    Consulta de Hematologia

    A Hematologia é a especialidade que se dedica ao sangue e aos orgãos que intervêm na produção dos seus elementos. 

    Na área oncológica, a Hematologia intervém do diagnóstico e tratamento de diversas doenças. Por exemplo, a leucemia, o linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin, o mieloma, as síndromes mielodisplásicas e as neoplasias mieloproliferativas são tipos de cancro do sangue que atingem a medula óssea, as células do sangue e os gânglios linfáticos. Nos cancros do sangue as células anormais multiplicam-se de forma descontrolada e a sua acumulação inferfere com a produção e funções normais das células do sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) normais.

    Estas doenças do sangue representam cerca de 10% das doenças oncológicas. Muitas são atualmente curáveis ou podem tornar-se cronicas com as terapêuticas disponíveis. Globalmente, a taxa de cura das doenças oncológicas do sangue é superior à dos tumores sólidos. 

    • Hematologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: António Almeida, hematologista

  • Consulta de Mama

    Consulta de Mama

    A Consulta de Mama é realizada por médicos especialistas em Cirurgia Geral e em Ginecologia-Obstetrícia que fazem parte do Centro da Mama, unidade funcional dedicada à patologia mamária.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica da mamária. 

    O cancro da mama é mais comum depois da menopausa, mas pode ocorrer em idades mais jovens. Em casos raros, esta doença pode mesmo afetar mulheres bastante jovens (com menos de 30 anos). 

    O pedido de marcação online da Consulta da Mama deve ser feito escolhendo as especialidades Cirurgia Geral ou Ginecologia-Obstetrícia e referindo a Consulta de Mama no campo de Observações.

    • Ginecologia (conheça a equipa e suas áreas de diferenciação aqui)
    • Cirurgia geral (conheça a equipa e suas áreas de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: João Leal de Faria e Paulina Lopes, cirurgiões gerais

  • Consulta de Melanomas e Sarcomas

    Consulta de Melanomas e Sarcomas

    A Consulta de Melanomas e Sarcomas é realizada por médicos especialistas em Cirurgia Geral.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de melanoma ou sarcoma. 

    Nesta área, além das técnicas cirúrgicas, estão disponíveis no Centro de Oncologia diversos procedimentos vocacionados para a abordagem da doença localmente avançada ou para o tratamento de metástases cutâneas, designadas quimiocirurgias. Entre estas inclui-se a eletroquimioterapia e a perfusão isolada de membros com quimioterapia sob hipertermia. O Hospital da Luz é a única unidade de saúde privada que realiza estas técnicas.

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Cirurgia Geral e referindo a Consulta de Melanomas e Sarcomas no campo de Observações.

    • Cirurgia geral (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Vitor Farricha, cirurgião geral

  • Consulta de Neuro-Oncologia

    A Consulta de Neuro-Oncologia é realizada por médicos especialistas em Neurologia, em Neurocirurgia e em Oncologia Médica.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica neurológica. 

    O pedido de marcação online desta consulta em deve ser feito escolhendo as especialidades Neurologia, Neurocirurgia ou Oncologia Médica e referindo a Consulta de Neuro-Oncologia no campo de Observações.

    • Neurologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Neurocirurgia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Oncologia médica (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

  • Consulta de Oncologia Colorretal

    A Consulta de Oncologia Colorretal é realizada por médicos especialistas em Cirurgia Geral.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica colorretal. 

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Cirurgia Geral e referindo a Consulta de Oncologia Colorretal no campo de Observações.

    • Cirurgia geral (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

     

  • Consulta de Oncologia da Cabeça e Pescoço

    Consulta de Oncologia da Cabeça e Pescoço

    A Consulta de Oncologia da Cabeça e Pescoço é realizada por médicos especialistas em Otorrinolaringologia.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica da cabeça e pescoço. 

    Os principais fatores de risco para o cancro da cabeça e pescoço são o álcool e o tabalho. Praticamente 90% dis casos ocorrem em grandes fumadores e consumidores de bebidas alcoólicas em que sintomas como dores de garganta, rouquidão, tosse, obstrução nasal ou dor de ouvidos não são devidamente valorizados. Mais recentemente, o vírus do papiloma humano (HPV) tem sido também a ser reconhecido na origem destes tumores.

    Quando são diagnosticados numa fase precoce, os tumores das vias aéreas e digestivas superiores têm bom prognóstico, com uma taxa de cura que atinge 92%. Numa fase mais tardia, a sobrevivência aos cinco anos diminui drásticamente, para 35 a 50%.

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Otorrinolaringologia e referindo a Consulta de Oncologia da Cabeça e Pescoço no campo de Observações.

    • Otorrinolaringologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Miguel Magalhães, otorrinolaringologista

  • Consulta de Oncologia do Pulmão

    A Consulta de Oncologia do Pulmão é realizada por médicos especialistas em Pneumologia e em Cirurgia Cardiotorácica.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica pulmonar. 

    O cancro do pulmão é a principal causa de morte nos homens e a segunda nas mulheres, com cerca de 1,6 milhoes de novos casos todos os anos. O tabagismo é o fator de risco mais importante para o cancro do pulmão, sendo responsável por 80% dos casos no homem e 50% dos casos na mulher.

    O diagnóstico desta doença é normalmente tardio, principalmente porque nas fases iniciais não tem sintomas ou estes não são valorizados. Na maioria dos casos, o diagnóstico é feito em estadios avançados da doença, habitualmente já não operável e em que os outros tratamentos oncológicos têm também um papel limitado. Quando o diagnóstico é precoce, o prognóstico desta doença melhora consideravelmente. 

    Pela estreita relação entre o cancro do pulmão e o tabagismo, defende-se que os fumadores a partir dos 10-20 cigarros/dia e com mais de 40 anos de idade devem realizar exames de rastreio que permitam o diagnóstico precoce. 

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo as especialidades Pneumologia ou Cirurgia Cardiotorácica e referindo a Consulta de Oncologia do Pulmão no campo de Observações.

    • Cirurgia cardiotorácica (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Pneumologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

     

  • Consulta de Oncologia Ginecológica

    A Consulta de Oncologia Ginecológica é realizada por médicos especialistas em Ginecologia-Obstetrícia.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica ginecológica. 

    As doenças oncológicas ginecológicas mais importantes são os cancros do colo do útero, do endométrio e do ovário. Estas doenças são frequentemente assintomáticas ou têm sintomas pouco específicos. Assim, para que a sua deteção precoce seja possível, é fundamental que as mulheres sejam seguidas regulamente em consulta de ginecologia-obstetrícia. Os exames realizados por rotina nestas consultas podem detetar lesões pré-malignas, com maior probabilidade de tratamento com êxito. Por outro lado, a divulgação e adoção de medidas de prevenção de doenças oncológicas contribuem para uma vida mais saudável.  

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Ginecologia-Obstetrícia e referindo a Consulta de Oncologia Ginecológica  no campo de Observações.

    • Ginecologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

     

  • Consulta de Oncologia Hepatobiliar

    Consulta de Oncologia Hepatobiliar

    A Consulta de Oncologia Hepatobiliar é realizada por médicos especialistas em Cirurgia Geral.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica hepatobiliar. 

    A equipa de cirurgia hepatobiliar tem uma experiência reconhecida nos procedimentos exigentes da cirurgia oncológica desta área e realiza-os, sempre que indicado, por via minimamente invasiva - robótica ou laparoscopia tradicional.

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Cirurgia Geral e referindo a Consulta de Oncologia Hepatobiliar no campo de Observações.

    • Cirurgia geral (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: José António Pereira, João Rebelo de Andrade e Carlos Ferreira, cirurgiões gerais

  • Consulta de Oncologia Esófago-Gastro-Duodenal

    Consulta de Oncologia Esófago-Gastro-Duodenal

    A Consulta de Cirurgia Esófago-Gastro-Duodenal é realizada por médicos especialistas em Cirurgia Geral.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica do esófago, estômago e duodeno. 

    A equipa de cirurgia hepatobiliar tem uma experiência reconhecida nos procedimentos exigentes da cirurgia oncológica desta área.

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Cirurgia Geral e referindo a Consulta de Oncologia Esófago-Gastro-Duodenal no campo de Observações.

    • Cirurgia geral (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

     Foto: Rui Maio, cirurgião geral 

  • Consulta de Oncologia Pancreática

    Consulta de Oncologia Pancreática

    A Consulta de Oncologia Pancreática é realizada por médicos especialistas em Cirurgia Geral.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica pancreática. 

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Cirurgia Geral e referindo a Consulta de Oncologia Pancreática no campo de Observações.

    • Cirurgia geral (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Rui Maio, cirurgião geral 

  • Consulta de Oncologia Médica

    Consulta de Oncologia Médica

    A Oncologia Médica é a especialidade responsável pelo planeamento dos tratamentos oncológicos sistémicos (quimioterapia, hormonoterapia, entre outros) e pelo seguimento dos doentes que os realizam, tanto durante como após esses tratamentos. 

    • Oncologia médica (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Mónica Nave, Marcos Pantarotto, Tânia Rodrigues, Teresa Timóteo e José Luís Passos Coelho, oncologistas

  • Consulta de Oncoplástica da Mama

    Consulta de Oncoplástica da Mama

    A Consulta de Oncoplástica da Mama é realizada por médicos especialistas em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

    A cirurgia oncológica mamária implica, frequentemente, uma excisão ampla, incluindo o tumor e os tecidos envolventes, com consequências funcionais e estéticas importantes, particularmente nas mulheres jovens, em idade fértil e sexualmente ativas. Para minimizar estas consequências, a Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética pode intervir, através de técnicas consolidadas, para restituir uma aparência e função que se aproxime, tanto quanto possível, da normalidade.

    Atualmente, é possível, num único tempo operatório e com uma intervenção coordenada do cirurgião oncológico e do cirurgião plástico, fazer a excisão tumoral e a reconstrução mamária, o que se designa cirurgia oncoplástica. A possibilidade deste tipo de intervenção, a técnica a adoptar nos casos em que a reconstrução está indicada e os possíveis impactos em tratamentos oncológicos complementares que venham a ser necessários, por exemplo quimioterapia e radioterapia, são ponderados caso a caso, através do uma avalição pré-operatória multidisciplinar, tendo sempre como preocupação não comprometer o tratamento oncológico.

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética e referindo a Consulta de Oncoplástica da Mama no campo de Observações.

    • Cirurgia plástica, reconstrutiva e estética (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

     Foto: Gerardo Millan, cirurgião plástico

  • Consulta de Radioterapia

    Consulta de Radioterapia

    A Radioterapia é a especialidade responsável pelos tratamentos oncológicos locais por radiação e pelo seguimento dos doentes que os realizam, tanto durante como após esses tratamentos. 

    • Radioterapia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Francisco Mascarenhas, médico radioterapeuta 

  • Consulta de Risco Oncológico Familiar

    Consulta de Risco Oncológico Familiar

    A Consulta de Risco Oncológico Familiar é realizada por médicos especialistas em Genética Médica.

    Esta consulta destina-se a doentes ou familiares de doentes com cancro numa idade jovem para o tipo de cancro em causa e tem como objetivo avaliar o risco individual resultante da história familiar, selecionar os casos raros que justificam investigações genéticas adicionais e determinar o plano de vigilância adequado ao nível de risco associado.

    Quando vários membros de uma família têm o mesmo tipo de cancro, é natural que se valorizem os fatores genéticos, já que a história familiar pode refletir a presença na família de uma mutação genética que confere um risco elevado para um ou mais tipos de cancro. Pode também evidenciar uma predisposição familiar para determinado cancro, relacionada simultaneamente com fatores genéticos e fatores ambientais.

    Por exemplo, em cerca de 25% dos casos de cancro colorretal, a história familiar sugere um contributo genético e/ou fatores ambientais comuns aos membros da família. Em cerca de 5% dos casos, o aumento de suscetibilidade é conferido pela presença de mutações em genes predisponentes. A avaliação da história familiar permite calcular para cada indivíduo um risco empírico de vir a desenvolver este tipo de cancro. Os indivíduos com um risco aumentado têm indicação para uma vigilância mais precoce e/ou mais intensiva do que a população em geral. Em algumas situações há também indicação para realizar estudos genéticos específicos.

    Um outro exemplo é o do cancro da mama. Em cerca de 5% dos casos, este resulta da um erro num gene predisponente que pode ser transmitido de geração em geração, conferindo às mulheres que o herdam um risco muito aumentado de vir a ter um cancro da mama. Além do cancro da mama, a presença de um erro num gene predisponente aumenta também a probabilidade de cancro do ovário. Os testes genéticos para deteção destes erros só se justificam num número reduzido de casos, em que a história familiar é muito carregada. A probabilidade de uma mulher que tem vários familiares com cancro da mama vir a desenvolver a doença pode ser calculada com base em dados estatísticos. Quando este risco calculado é elevado, justifica-se a adoção de medidas especiais de vigilância e/ou prevenção.

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Genética Médica e referindo a Consulta de Risco Oncológico Familiar no campo de Observações.

    • Genética médica (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Ana Berta Sousa, médica geneticista

  • Consulta de Gastrenterologia / Risco Oncológico

    Consulta de Gastrenterologia / Risco Oncológico

    Esta consulta tem como objetivo reduzir o risco de neoplasias digestivas diagnosticadas em estadio avançado, nomeadamente neoplasias do esófago/estômago, vias biliares e pâncreas, para as quais não estão validados programas de rastreio. Assim, por oposição ao rastreio, implementa-se o diagnóstico precoce como forma de melhorar o prognóstico destas neoplasias.

    A vantagem de diagnosticar estas neoplasias num estadio precoce está relacionada com o facto de existirem atualmente métodos de tratamento - endoscópico, cirúrgico, quimioterapia, radioterapia - que poderão ser curativos se utilizados precocemente.

    Infelizmente, em Portugal, a  maioria destas neoplasias continua a ser diagnosticada numa fase avançada, com sobrevidas que variam entre os 5% (esófago, pâncreas) e os 40% (estômago). Contudo, a aplicação dos mesmos métodos de tratamento num estadio precoce da doença, poderá aumentar a probabilidade de cura.

    Na consulta de Gastrenterologia / Risco oncológico serão identificados fatores de risco - familiares, pessoais, comportamentais - e será estratificado o risco de cada indivíduo. Nos indivíduos em risco serão utilizados métodos de diagnóstico precoce - laboratoriais, endoscópicos e/ou imagiológicos - conforme seja mais adequado à situação de cada um. Os portadores de lesões de risco serão tratados (por métodos cirúrgicos e/ou endoscópicos) ou integrados em programas de vigilância de acordo com o recomendado.

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Gastrenterologia e referindo a Consulta de Gastrenterologia / Risco Oncológico no campo de Observações.

    • Gastrenterologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Marília Cravo, gastrenterologista 

  • Consulta de Tiroide

    Consulta de Tiroide

    A Consulta de Tiroide é realizada por médicos especialistas em Cirurgia Geral e em Endocrinologia, que fazem parte do Centro de Tiroide, unidade funcional dedicada aos problemas desta glândula.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica da tiroide. 

    O pedido de marcação online da Consulta de Tiroideal deve ser feito escolhendo as especialidades Cirurgia Geral ou Endocrinologia e referindo esta consulta no campo de Observações.

    • Endocrinologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Cirurgia geral (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: António Garrão, endocrinologista, Maria Olímpia Cid, cirurgiã geral

  • Consulta de Tumores do Sistema Nervoso Central

    Consulta de Tumores do Sistema Nervoso Central

    A Consulta de Tumores do Sistema Nervoso Central é realizada por médicos especialistas em Neurocirurgia.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica cerebral.

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Neurocirurgia e referindo a Consulta de Tumores Cerebrais no campo de Observações.

    • Neurocirurgia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Domingos Coiteiro, neurocirurgião

  • Consulta de Uro-Oncologia

    Consulta de Uro-Oncologia

    A Consulta de Uro-Oncologia é realizada por médicos especialistas em Urologia.

    Esta consulta destina-se a doentes com suspeita ou diagnóstico de patologia oncológica urológica. 

    O pedido de marcação online desta consulta deve ser feito escolhendo a especialidade Urologia e referindo a Consulta de Uro-Oncologia no campo de Observações.

    • Urologia (conheça a equipa e suas área de diferenciação aqui)
    • Contactos e outras formas de marcação (clique aqui)

    Foto: Kris Maes e Manuel Ferreira Coelho, urologistas

  • Consultas Multidisciplinares de Diagnóstico e Decisão Terapêutica

    Nestas consultas é avaliada a situação clínica do doente, tendo em conta a sua história e os exames realizados, e estabelecidas as recomendações terapêuticas a apresentar aos doentes.

    Trata-se de uma reunião entre especialistas de Anatomia Patológica, de Imagiologia (envolvidas no diagnóstico), de Medicina Molecular (que estabelece a extensão da doença) e das especialidades envolvidas na terapêutica: especialidades cirúrgicas ou especialidades médicas, Oncologia Médica e Radioterapia, onde é feita a avaliação global de todas a informação sobre o caso de cada doente e estabelecido o plano terapêutico a seguir.

    Estas consultas podem ou não ser realizadas com a presença dos doentes.