Anatomia Patológica

A Anatomia Patológica mantém uma colaboração muito próxima com a maioria das restantes áreas médicas e cirúrgicas pois é indispensável no diagnóstico e seguimento das doenças oncológicas.

A Anatomia Patológica faz a análise macroscópica e microscópica dos órgãos, células e tecidos, contribuindo para o diagnóstico, informação sobre a evolução clínica e disseminação da doença no organismo, tendo um papel determinante na definição da abordagem terapêutica.

O Departamento de Anatomia Patológica do Hospital da Luz Lisboa está concebido para dar uma resposta rápida e rigorosa e todas as situações para as quais é solicitado. 

É desejável que o diagnóstico anatomopatológico esteja disponível rapidamente, depois de uma consulta, de um exame ou de uma intervenção cirúrgica. A rapidez do diagnóstico anatomopatológico tem uma importância acrescida nos casos de patologia oncológica. A uniformização nos procedimentos de colheita de amostras, as novas metodologias aplicáveis ao seu processamento, o equipamento disponível neste laboratório e o sistema de trabalho contínuo sem picos ao longo do dia, encontram-se entre os fatores que permitem reduzir consideravelmente o tempo de resposta e, naturalmente, rentabilizar os recursos humanos e tecnológicos existentes neste departamento do Hospital da Luz Lisboa.

Saiba mais sobre o Serviço de Anatomia Patológica e a sua equipa em: