Radiologia de intervenção

A radiologia de intervenção, uma área da imagiologia em cujos tratamentos também podem colaborar outras especialidades, tem visto a sua importância aumentar na área das terapêuticas curativas e paliativas das doenças oncológicas.

A radiologia de intervenção usa métodos de imagem para orientar procedimentos terapêuticos não cirurgicos minimamente invasivos em diveras áreas clínicas.

No campo dos tratamentos oncológicos, são realizadas no Hospital da Luz Lisboa várias terapêuticas nesta área, tanto para tumores primários, como para metástases e para complicações associadas às doenças oncológicas, isoladamente ou em associação com outras abordagens terapêuticas.

As técnicas de radiologia de intervenção realizadas incluem:

  • Embolização/quimioembolização: faz uma obstrução dos vasos que alimentam as células tumorais conduzindo à sua morte. As partículas usadas para essa obstrução são colocadas no local usando um tubo fino cuja progressão atá atingir o local correto é orientada por imagem. 
  • Termoablação tumoral: destroi células tumorais por aquecimento ou arrefecimento. Este aquecimento ou arrefecimento é feito através de uma agulha, cuja colocação no local correto é guiada por imagem.
  • Cimentoplastia: injeta uma substância que se solidifcará em lesões ósseas com perda de substância. A injeção é feita a través de uma agulha, cuja colocação no local do tratamento é guiada por imagem.