Apresentação

Apresentação

A obesidade é uma doença grave que requer uma abordagem específica. O Centro de Tratamento da Obesidade do Hospital da Luz Lisboa ocupa uma posição de vanguarda na profilaxia e no tratamento da obesidade e é uma referência de renome internacional nesta área.

A obesidade, normalmente definida como "a presença de gordura em excesso no organismo", é na realidade um problema de saúde pública complexo, com uma incidência elevada e crescente entre a população ocidental e que preocupa profissionais de saúde de diferentes áreas em todo o mundo. 

Apesar de a preocupação com a obesidade se limitar frequentemente às suas implicações estéticas, sendo analisada como uma simples consequência de excessos alimentares, são vários os fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento, encontrando-se os indivíduos obesos numa situação de risco acrescido de ocorrência de diversas doenças graves. A estes problemas somam-se as dificuldades de ordem psicológica, social e económica com que lidam diariamente e que comprometem de forma importante a sua qualidade de vida.

Reconhece-se assim atualmente, que a obesidade é uma doença grave e que deve ser abordada tendo em consideração uma origem multifatorial e consequências a diversos níveis. Por isso, a sua avaliação, tratamento e seguimento necessitam do envolvimento de profissionais de saúde de diferentes áreas e especialidades, com conhecimentos relativos à obesidade sob pontos de vista diversos. 

No Centro de Tratamento da Obesidade do Hospital da Luz Lisboa encontra-se um conjunto de valências físicas e tecnológicas num espaço comum e ao dispor de uma equipa de profissionais de saúde de diferentes áreas de especialização. É feita uma abordagem multidisciplinar e integrada da obesidade, em função das especificidades de cada caso, com o objetivo de intervir de uma forma atempada e eficaz, tanto ao nível do tratamento como da prevenção desta doença.

Esta atuação começa na avaliação da doença, continua na instituição do tratamento adequado e no acompanhamento das fases de recuperação e de retorno a uma vida quotidiana normal. Segue-se um acompanhamento vitalício sempre disponível no Hospital da Luz Lisboa, com uma regularidade adaptada a cada doente, necessário à consolidação dos resultados obtidos e à vigilância do estado nutricional.

Com uma capacidade única para contribuir de uma forma abrangente para a saúde e bem-estar dos que o procuram e para cumprir os seus objetivos de excelência e inovação, o Centro de Tratamento da Obesidade do Hospital da Luz Lisboa ocupa uma posição de vanguarda na profilaxia e no tratamento da obesidade e é uma referência de renome internacional nesta área.