Bem-Vindo ao Hospital da Criança

O Hospital da Luz Lisboa, através de um centro diferenciado, o Hospital da Criança, reserva para os mais novos os cuidados médicos de que estes carecem. Esta estrutura abrangente, que inclui profissionais de todas as áreas com intervenção pediátrica, centra a sua ação na saúde e no bem-estar físico e psicológico das crianças e jovens, integrados na família, na escola e na sociedade.

O Hospital da Criança pretende ser um parceiro das famílias no acompanhamento de todos os aspetos associados ao crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens, promovendo a sua saúde. As famílias, encontrarão no Hospital da Criança apoio para decidirem sobre os cuidados a prestar aos mais novos, no maior rigor pelos princípios éticos e práticas da mais moderna pediatria, associados a esses cuidados

Tendo em consideração as especificidades das crianças e jovens e pretendendo responder a todas as suas necessidades, desde as mais simples às mais complexas, o Hospital da Criança dedica-lhes na sua atividade assistencial um leque vasto e completo de serviços, entre os quais se incluem:

  • Consultas de pediatria geral, de especialidades pediátricas e de áreas temáticas dentro da pediatria. 
  • Atendimento Médico Permanente, disponível 365 dias por ano, 24 horas por dia, incluindo, além dos espaços habitualmente reservados para as crianças, sala de observação com possibilidade de isolamento, sala de arrefecimento rápido e sala de reanimação.
  • Internamento pediátrico, repartido por áreas específicas para crianças e jovens até aos 18 anos de idade.

Na sua organização, o Hospital da Criança possui ainda unidades diferenciadas, como a Pediatria do Desenvolvimento, área multidisciplinar que se dedica às perturbações do desenvolvimento e do comportamento das crianças e jovens.

Também os espaços físicos do Hospital da Criança foram planeados a pensar nos mais novos. Estão assim disponíveis áreas amplas, luminosas e confortáveis, decoradas especificamente para as crianças, não só nas salas de espera, como também nos gabinetes de consulta e noutros espaços que lhes estão destinados.

Além da sua atividade assistencial, o Hospital da Criança participa também em ações de formação e investigação na área da pediatria, partilhando conhecimentos e procurando novas soluções para os problemas das crianças e jovens, e tem uma intervenção na comunidade através da promoção da educação para a saúde.