O Leite Materno, Alimento Ideal Para o Bebé

O leite materno é um alimento completo para o bebé. Além do seu valor alimentar, tem propriedades imunológicas importantes.

Valor alimentar

O leite materno é rico em nutrientes que promovem o crescimento e desenvolvimento normais do bebé. A composição do leite materno vai-se alterando ao longo da lactação, de modo a que possa cobrir as necessidades do bebé. Além da sua constituição equilibrada em proteínas, hidratos de carbono, minerais e outros nutrientes, o leite é veículo da água necessária para manter o bebé bem hidratado. Por outro lado, o leite materno é o alimento de digestão mais fácil que o bebé pode receber; a biodisponibilidade elevada dos nutrientes do leite materno permite a sua melhor digestão, absorção e utilização. O leite materno promove também o desenvolvimento no intestino da criança de Lactobacillus, microrganismos que fermentam o hidrato de carbono do leite (lactose) tornando as fezes mais frequentes e menos consistentes, principalmente nas duas primeiras semanas de vida. Estes microrganismos contribuem também para que não se instalem outras bactérias que possam causem diarreia.

Propriedades imunológicas

As propriedades imunológicas do leite materno devem-se a particularidades da sua composição. Os bebés amamentados têm significativamente menos infeções gastrointestinais, respiratórias e urinárias. Os anticorpos do leite materno têm uma ação protetora direta contra a infeção que os produziu. Existem também no leite outros fatores anti-infeciosos que criam um ambiente amigável para a flora normal e hostil para a flora patogénica. O leite materno possui ainda propriedades que ajudam o desenvolvimento do sistema imunológico do bebé.