Especialidades e Consultas

As especialidades médicas com maior envolvimento na Maternidade são a Ginecologia-Obstetrícia (na vertente da Obstetrícia), a Neonatologia, a Anestesiologia e a Genética Médica.

Integrado na Maternidade, o Centro de Alto Risco Obstétrico é dedicado às grávidas que apresentam fatores de risco desde o início da gravidez ou àquelas a quem algum problema transforma uma gravidez normal numa gravidez de risco. 

A equipa de enfermagem da Maternidade é também responsável por uma consulta de apoio à mãe e ao recém-nascido.

  • Obstetrícia

    Na Maternidade do Hospital da Luz Lisboa estão disponíveis consultas de Obstetrícia Geral e consultas de Obstetrícia de Alto Risco.

    O objetivo da vigilância da gravidez é assegurar a saúde materna e o nascimento de uma criança saudável. O acompanhamento adequado da grávida consiste em consultas de obstetrícia regulares, vigilância ecográfica e avaliação laboratorial. Esta conduta permite identificar riscos, bem como providenciar aconselhamento e eventual terapêutica adaptando-a caso a caso.

    Todas as grávidas devem ser avaliadas cuidadosamente, com a finalidade de identificar fatores de risco e classificar as gravidezes como "normais" ou de "alto risco", de forma a adequar os cuidados às doentes com risco acrescido.

    Numa gravidez "normal", as consultas de obstetrícia têm, em média, uma periodicidade mensal.

    As grávidas de "alto risco", dependendo das especificidades dos seus problemas, podem necessitar de consultas de obstetrícia mais frequentes e devem ser seguidas por equipas vocacionadas para a abordagem dos fatores de risco presentes.

  • Neonatologia

    A equipa médica de Neonatologia tem uma intervenção chave em várias circunstâncias.

    • Antes do parto

    A realização de uma consulta pré-natal de Neonatologia é importante para aconselhar os futuros pais sobre todas as dúvidas que possam surgir relativamente ao recém-nascido. A intervenção pré-natal destes especialistas é particularmente importante nos casos previsíveis de partos prematuros ou de doença dos bebés, tanto pelo seu papel no acompanhamento dos pais que se encontrem nessas situações, como pela implementação de medidas que permitam diminuir ou prevenir riscos e problemas no recém-nascido.

    • Durante o parto

    Na Maternidade do Hospital da Luz Lisboa os partos têm assistência permanente de Pediatras / Neonatologistas, disponíveis 24 horas/365 dias, que prestam os primeiros cuidados ao recém-nascido, trabalhando em estreita colaboração com as equipas de Obstetrícia e de Anestesiologia no sentido de prevenir problemas e de atuar prontamente em qualquer situação.

    • No internamento

    Os Neonatologistas são também responsáveis pelos cuidados prestados aos bebés internados, tanto os que permanecem junto das mães depois do parto, como os que estão internados na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais, tenham ou não nascido na Maternidade do Hospital da Luz,.

    • No acompanhamento de bebés que tenham estado internados na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais

    A equipa médica de Neonatologia é responsável por uma consulta de seguimento destinada aos bebés que tenham estado internados na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais, bem como aos que apresentem riscos de perturbações do desenvolvimento.

    Esta intervenção da Neonatologia tem como objetivo rastrear, avaliar e orientar o tratamento de perturbações do desenvolvimento. Com efeito, em muitas destas situações, a identificação precoce e a intervenção atempada podem minimizar significativamente a ocorrência de problemas a médio e longo prazo. A avaliação do desenvolvimento dos bebés é feita em idades “chave”, de modo a identificar a planear a intervenção em áreas como a motricidade global, a visuomotricidade, a linguagem (compreensão e expressão), a cognição e o comportamento. Sempre que necessário, a atuação dos Neonatologistas é articulada com a de outros profissionais (por exemplo, pediatras do desenvolvimento, neuropediatras, pedopsiquiatras, oftalmologistas, otorrinolaringologistas, psicólogos, terapeutas, educadores).

    Este acompanhamento da Neonatologia não dispensa as consultas periódicas de saúde infantil com o pediatra assistente, com quem são também feitos os contactos necessários.

  • Anestesiologia

    Todas as equipas que acompanham os partos realizados na Maternidade do Hospital da Luz Lisboa incluem médicos Anestesiologistas.

    Caso pretenda esclarecer qualquer dúvida relativa à intervenção da Anestesiologia nos partos realizados no Hospital da Luz Lisboa poderá fazê-lo através do endereço electrónico anestesiologia@hospitaldaluz.pt

  • Genética Médica

    Na Maternidade do Hospital da Luz Lisboa, a Genética Médica é responsável por duas consultas temáticas, a Consulta Pré-Concecional e a Consulta Pré-Natal.

    Consulta Pré-Concepcional

    A Consulta Pré-Concecional é uma consulta de aconselhamento genético, cuja principal motivação é a programação de uma gravidez. Destina-se a casais com qualquer dúvida quanto ao risco que alguma situação, de causa potencialmente genética, da sua história pessoal ou familiar, possa representar para a sua descendência.

    Com efeito, quando um casal começa a programar uma gravidez, uma das preocupações que pode surgir é a possibilidade de repetição de problemas observados em familiares.

    Estes problemas podem ser muito variados, mas os que geram habitualmente maior ansiedade são os casos de crianças com atraso do desenvolvimento psicomotor/atraso mental e/ou malformações.

    Nestas circunstâncias, a consulta de genética pode ajudar a determinar se a situação tem uma etiologia genética , qual o modelo de hereditariedade que se lhe aplica e qual o risco para a descendência desse casal.

    O primeiro passo é fazer uma história familiar detalhada e obter toda a informação disponível sobre os familiares afetados. Nalguns casos, o diagnóstico do problema é claro, mas muitas vezes isso não acontece. Nessa altura, pode ser útil analisar fotografias desses familiares, ou mesmo observá-los em consulta, e até realizar mais alguns exames para tentar encontrar a causa do problema.

    Quando o diagnóstico é conhecido, o risco de repetição pode ser determinado com exatidão. Caso contrário, habitualmente é possível calcular um risco empírico.

    Quando o risco é baixo, o casal pode ser tranquilizado e não estão indicadas atitudes especiais em relação a uma gravidez. Quando o risco não é baixo, o passo seguinte é saber se existem opções de prevenção da situação e/ou se pode ser diagnosticada precocemente durante a gravidez.

    Por vezes existe a possibilidade de diagnóstico pré-natal ecográfico, noutros pode ser necessária a realização de um exame invasivo (biopsia das vilosidades ou amniocentese). Infelizmente, nem sempre é possível oferecer diagnóstico pré-natal para a situação familiar.

    É muito importante que no dia da consulta estejam disponíveis todos os relatórios existentes sobre o problema. Sempre que a pessoa afetada não seja o próprio, e o problema for um familiar com atraso mental ou malformações, devem também estar disponíveis fotografias da pessoa em causa.


    Consulta Pré-Natal

    Durante a vigilância de uma gravidez pode também ser proposta a realização de uma consulta de Genética Médica. Neste caso trata-se de uma Consulta Pré-Natal.

    Esta consulta pode ser realizada quando questões relativas à história familiar só se colocam durante a gravidez. Neste caso, trata-se de uma consulta semelhante à Consulta Pré-Concecional, mas com o constrangimento temporal imposto por uma gravidez já em curso.

    Por outro lado, um casal sem risco prévio acrescido, ou só com um aumento de risco associado à idade materna, pode recorrer à Consulta de Pré-Natal quando, por exemplo, ocorrem:

    • Achados ecográficos anómalos. Nestes casos o geneticista colabora com os restantes membros da equipa envolvida na vigilância da gravidez para tentar determinar a causa, gravidade e prognóstico associados ao problema identificado, bem como para propor as medidas de vigilância ecográfica e/ou investigação etiológica mais apropriadas. 
    • Alterações cromossómicas identificadas no âmbito do programa regular de rastreio e diagnóstico pré-natal de anomalias cromossómicas. Nestes casos, o geneticista ajuda a esclarecer o achado, nomeadamente em termos do quadro clínico que lhe está associado, em particular qual a sua gravidade e prognóstico, bem como a causa da alteração e respetivo risco de repetição em futuras gestações.

    É muito importante que no dia da consulta estejam disponíveis os resultados de todos os exames efetuados, nomeadamente ecografias, rastreio bioquímico e cariótipo fetal.

  • Centro de Alto Risco Obstétrico

    O Centro de Alto Risco Obstétrico da Maternidade do Hospital da Luz Lisboa é constituído por uma equipa multidisciplinar preparada para acompanhar grávidas com diabetes, hipertensão, doença cardíaca, doença autoimune ou trombofilia (ver Equipa, Contactos e Referenciação).

    Algumas grávidas apresentam fatores de risco desde o início da gravidez, como por exemplo doença crónica (hipertensão arterial, diabetes, doença cardíaca, epilepsia, doenças da tiroide, entre outras), parto pré-termo anterior ou história de gravidez sem sucesso (morte fetal ou restrições graves no crescimento fetal). Estas são desde o início grávidas de alto risco. Noutros casos, numa gravidez normal ocorrem situações que a podem transformar numa gravidez de risco (por exemplo, hipertensão gestacional, diabetes gestacional, colestase da gravidez, alterações do crescimento fetal e/ou do líquido amniótico).

    As grávidas de "alto risco", dependendo das especificidades dos seus problemas, podem necessitar de consultas de obstetrícia mais frequentes e devem ser seguidas por equipas vocacionadas para a abordagem dos fatores de risco presentes.

    No Centro de Alto Risco Obstétrico do Hospital da Luz Lisboa estão envolvidos profissionais das seguintes áreas ou especialidades:

    • Obstetrícia
    • Diagnóstico Pré-Natal
    • Neonatologia
    • Anestesiologia
    • Medicina Interna - Consulta de Patologia Médica da Gravidez
    • Endocrinologia
    • Cardiologia
    • Cuidados Intensivos
    • Dietética e Nutrição

  • Enfermagem - Apoio à Mãe e ao Recém-Nascido

    A Consulta de Apoio à Mãe e ao Recém-Nascido é realizada pela equipa de enfermagem da Maternidade.

    Esta consulta tem como finalidade esclarecer dúvidas e apoiar os pais em problemas que surjam após o parto e até cerca de um mês de idade dos bebés. Podem recorrer a esta consulta os pais dos bebés nascidos na Maternidade do Hospital da Luz Lisboa ou noutras unidades de saúde.  

    A Consulta de Apoio à Mãe e ao Recém-Nascido é realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 16h00 e as 18h00, no piso 4 HA (piso do internamento da Maternidade), mediante marcação prévia. 

    Marcações:

    • Telefone 217 104 400
    • Presencialmente nas instalações do Hospital