Maternidade Segura

Além do programa de vigilância e da segurança comum a todo o Hospital da Luz Lisboa, na Maternidade existem dois sistemas adicionais que contribuem para a segurança e bem-estar do bebé e da sua família.

Depois do parto, ainda no bloco de partos (na sala de parto ou na sala de cesariana) e na presença da mãe e/ou do seu acompanhante, todos os bebés são identificados com uma pulseira que refere o nome da mãe e o número de identificação interno (NHC). Antes de ser colocada no bebé, a pulseira é mostrada à mãe e/ou ao seu acompanhante para que confirmem os dizeres ali escritos.

A segurança dos bebés durante a sua permanência na maternidade é também garantida por um sistema de radiotransmissão que usa sensores e pulseiras colocadas no recém-nascido quando da sua chegada ao piso do internamento. Este sistema de segurança permite conhecer, a qualquer momento, a localização e os movimentos do bebé, bem como bloquear vias de acesso perante uma proximidade destes locais que seja considerada excessiva para os bebés.