Perguntas Frequentes

Encontre aqui as respostas a algumas das questões mais comuns sobre a gravidez e o parto.

  • Quais são os principais sinais que podem fazer suspeitar de uma gravidez?

    Os principais sinais que podem fazer suspeitar de uma gravidez incluem o atraso menstrual, a tensão mamária e a ocorrência de náuseas e vómitos.

  • Perante uma suspeita de gravidez quando é que se deve realizar um teste?

    Na presença de sintomas sugestivos de gravidez e nas mulheres com ciclos regulares, a partir de uma semana de atraso menstrual normalmente os testes de gravidez já têm resultados positivos. Estes testes baseiam-se na determinação dos níveis na urina de uma hormona relacionada com a gravidez, pelo que a sua sensibilidade e a irregularidade dos ciclos são determinantes para a obtenção de resultados corretos.

  • Como se contam as semanas de gravidez e como se calcula a data provável do parto?

    As semanas de gravidez contam-se a partir do primeiro dia da última menstruação.
    Para calcular a data provável do parto considera-se que em média uma gravidez tem uma duração de 40 semanas. Existem tabelas que permitem estimar a data provável do parto a partir do primeiro dia da última menstruação. A datação precoce da gravidez por ecografia permite uma estimativa mais rigorosa.

  • Como é feita a vigilância da gravidez?

    A vigilância de uma gravidez normal inclui, em regra, consultas mensais, vigilância ecográfica (ecografia do 1º trimestre, eocgrafia morfológica e ecografia de avaliação do crescimento e bem-estar fetal) e avaliação laboratorial trimestral. Cerca das 35 a 37 semanas de gravidez deve também ser realizada a pesquisa de Streptococcus do grupo B no exsudado vaginal/anal para prevenção da sepsis neonatal.

  • Durante quanto tempo se mantêm as náuseas e vómitos?

    As náuseas e vómitos ocorrem em 90% das gravidezes. Em média a partir das 10 a 12 semanas de gravidez são menos acentuadas ou desaparecem. Em 20% dos casos as náuseas mantêm-se durante toda a gravidez.

  • Qual é o aumento de peso adequado durante a gravidez?

    Nas mulheres com um peso corporal normal (índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9), o aumento de peso durante a gravidez é em média de cerca de 12 kg. Nas mulheres com um peso corporal inferior e superior ao normal, o aumento de peso deve ser superior e inferior a 12 kg, respetivamente.