Aberto recrutamento para 12 novos ensaios clínicos

Aberto recrutamento para 12 novos ensaios clínicos

O Centro de Investigação Clínica do Hospital da Luz Learning Health abriu recentemente o recrutamento para 12 novos ensaios clínicos com medicamentos experimentais, destinados a doentes do Hospital da Luz Lisboa e do Hospital Beatriz Ângelo. Estes ensaios realizam-se nas áreas de carcinoma da mama (quatro), esclerose múltipla (três), havendo também ensaios nas áreas de tromboembolismo pulmonar, doença de Alzheimer, insuficiência cardíaca e HIV. 

O Centro de Investigação Clínica do Hospital da Luz Learning Health passa, assim, a ter em curso um total de 24 ensaios clínicos com recrutamento aberto nos referidos hospitais – que incluem ainda as áreas de cancro do estômago, cancro da próstata, diabetes, colite ulcerosa e AVC.

Mais informações sobre ensaios clínicos no Hospital da Luz Lisboa

Mais informações sobre ensaios clínicos no Hospital Beatriz Ângelo

Desde 2010, mais de 200 doentes já participaram em cerca de 100 ensaios clínicos coordenados pelo Centro de Investigação Clínica do Hospital da Luz Learning Health. A maioria é desenvolvida pela indústria farmacêutica, mas há também estudos com o Grupo Solti (instituição espanhola sem fins lucrativos dedicada à investigação na área da oncologia, trabalho que desenvolve em associação com 200 especialistas de Espanha, Itália, França e Portugal) e grupos universitários nacionais e internacionais.

A participação em ensaios permite o acesso a novos tratamentos ainda não disponíveis no mercado, além de contribuir para aumentar o conhecimento médico. São a última fase do processo de desenvolvimento de um medicamento e iniciam-se apenas quando os resultados obtidos no respetivo estudo laboratorial permitem concluir que pode ter atividade terapêutica e que o benefício expectável supera os efeitos indesejados esperados. A participação é totalmente voluntária e acompanhada de forma rigorosa por equipas médicas dos hospitais acima referidos, devidamente certificadas em boas práticas clínicas. Quando um ensaio é realizado, já passou pela aprovação de vários órgãos reguladores oficiais, como a Comissão de Ética para a Investigação Clínica, o Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento e a Comissão Nacional de Proteção de Dados.