Aleitamento e medicação: um guia prático para as mães

Aleitamento e medicação: um guia prático para as mães

Os Serviços Farmacêuticos do Hospital da Luz elaboraram um Guia para a Utilização Segura de Medicamentos durante o Aleitamento, para ajudar a esclarecer, de modo prático e rápido, as dúvidas mais comuns com que se deparam as recém-mães.

Neste guia, explica-se por que razão é importante ter cuidados especiais com os medicamentos que a mãe toma, se está a amamentar o seu bebé. E o que deve ela fazer, nesta situação, quando está com uma dor de cabeça, quando está constipada ou tem febre ou quando sofre de insónias, entre outras.

O Guia dá diversos exemplos de medicamentos não sujeitos a receita médica e dos seus efeitos em cada situação, mostrando aqueles que são seguros e os que podem ser contraindicados. Seja como for, aconselha o Guia, é sempre preferível, sendo possível, que a mãe a amamentar opte por soluções não farmacológicas para resolver este tipo de problemas ocasionais.

O Guia para a Utilização Segura dos Medicamentos é disponibilizado pelos farmacêuticos nas sessões de ensino feitas na maternidade do Hospital da Luz (através de um link de acesso ao documento ou do respetivo QRcode, dado às recém-mães para fazer o download).

Passa agora também a estar disponível aqui para quem estiver interessado.