Artigo de neurologista do Hospital da Luz Lisboa na capa da revista Cephalalgia

Artigo de neurologista do Hospital da Luz Lisboa na capa da revista Cephalalgia

Raquel Gil-Gouveia, neurologista do Hospital da Luz Lisboa, é a autora do artigo que a revista Cephalalgia destaca na capa da sua edição de abril de 2016.

Este artigo, intitulado "The impact of cognitive symptoms on migraine attack-related disability", teve como objetivo analisar a presença e a relevância de sintomas cognitivos durante as crises de enxaqueca e relacionar a sua intensidade e a incapacidade consequente com outros sintomas definidores de enxaqueca.

A edição de abril da Cephalalgia refere o artigo na capa e ilustra-a com uma das figuras, um gráfico que apresenta a correlação entre a intensidade de cada sintoma com a intensidade global do ataque de enxaqueca. 

O estudo que levou à publicação do presente artigo fez parte dos trabalhos desenvolvidos por Raquel Gil-Gouveia para preparar a sua dissertação de doutoramento, que defendeu na Faculdade de Medicina da Unviersidade de Lisboa em dezembro passado. Raquel Gil-Gouveia é neurologista do Hospital da Luz Lisboa desde a sua abertura. Tem dedicado a sua carreira em especial à área das cefaleias, sendo atualmente coordenadora do Centro de Cefaleias deste hospital.

A Cephalgia é uma revista científica da International Headache Society, que publica mensalmente artigos originais dedicados a todos os aspetos relacionados com as enxaquecas e outros tipos de dor de cabeça.

Conheça o Centro de Cefaleias do Hospital da Luz Lisboa aqui