Artroscopia complexa do ombro realizada pela primeira vez no Hospital da Luz Lisboa

Artroscopia complexa do ombro realizada pela primeira vez no Hospital da Luz Lisboa

A equipa de Cirurgia do Ombro do Hospital da Luz Lisboa, coordenada pelo ortopedista Eduardo Carpinteiro, começou a realizar a cirurgia de Bristow-Latarjet, um procedimento totalmente artroscópico e endoscópico para tratamento do ombro.

Com esta técnica cirúrgica foram já tratados no Hospital da Luz Lisboa atletas de alta competição com instabilidade recorrente do ombro, na sequência da prática desportiva. Estes procedimentos duram em média cerca de duas a três horas e os doentes têm alta no dia seguinte à intervenção.

A grande vantagem deste procedimento, para além de ser minimamente invasivo, é a sua alta taxa de sucesso, o que o torna particularmente adequado quando os doentes operados são atletas de alta competição ou profissionais com elevada exigência a nível de esforço físico.

Segundo os estudos publicados, a operação de Bristow-Latarjet é a que tem maior taxa de sucesso no que se refere ao regresso à atividade profissional ou desportiva (em especial quanto esta envolve contacto e colisão) com um nível equivalente ao que existia anteriormente à lesão.

De referir que a cirurgia aberta e assistida por artroscopia do ombro é efetuada há longo tempo pelo grupo de Cirurgia do Ombro do Hospital da Luz Lisboa verificando-se agora uma grande evolução com o procedimento de Bristow-Latarjet.