Cardeal-Patriarca de Lisboa visita Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos

Cardeal-Patriarca de Lisboa visita Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos

No passado dia 16 de dezembro, D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriaca de Lisboa visitou a Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz Lisboa, tendo conversado com alguns do doentes que ali se encontram internados e reunido com os profissionais que trabalham naquele serviço e com a administração do hospital.

Na ocasião e em declarações registadas pelo jornal “Voz da Verdade”, o Cardeal-Patriaca salientou a importância de se transformar a sociedade numa “sociedade paliativa, uma sociedade que envolva, que apoie. Todos nós precisamos de uma sociedade em que sejamos protagonistas e que seja paliativa. Se começamos a idealizar uma sociedade do ‘fitness’, da perfeição, qualquer dia estamos todos de fora”, alertou.

Por sua Isabel Galriça Neto, diretora da Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz Lisboa, enfatizou a noção de que cuidados continuados e paliativos não são sinónimo de um conjunto de tratamentos ministrados a pessoas em fim de vida, desenvolvendo a unidade que dirige, “um trabalho multidisciplinar, em equipa, atento às esferas social, espiritual e religiosa da pessoa doente e da sua família” como marca de uma boa prestação de cuidados paliativos: “a nossa vitória não é aquela que, muitas vezes, as pessoas esperam... que é acharmos que todos são imortais. Todos somos mortais. Nós precisamos de uma sociedade paliativa e dos cuidados paliativos. É uma área que tem de existir na saúde”, defendeu nas declarações prestadas ao mesmo jornal.