Cirurgia de Filipa Osório transmitida em direto para congresso internacional

Cirurgia de Filipa Osório congresso internacional 2017

Filipa Osório, médica ginecologista do Hospital da Luz Lisboa, realizou uma cirurgia que foi acompanhada em direto pelos participantes no Congresso anual da Sociedade Europeia de Ginecologia Endoscópica (ESGE, na sigla inglesa), que se realizou entre 18 e 21 de outubro em Antália, na Turquia. 

A médica realizou uma histerecomia total laparoscópica a uma doente com 51 anos e útero miomatoso volumoso, com queixas de hemorragias não controladas com terapêutica médica. A intervenção realizou-se no Hospital Universitário de Izmir.

Também estiveram presentes os cirurgiões Revaz Botchorishvili (França), Joseph Nassif (Libano), Mohamed Mabrouk (Itália), Stefano Bettocchi (Itália), Giusepe Bigatti (Itália), Harald Krentel (Alemanha) 

Este foi o 26º Congresso da ESGE, que reuniu centenas de especialistas de todo o mundo, e foi a segunda vez que Filipa Osório realizou uma cirurgia ao vivo para os encontros anuais desta Sociedade. A médica, especialista em cirurgia minimamente invasiva em doentes com endometriose, miomas uterinos e patologia benigna; é formadora do IRCAD (França) em cirurgia endoscópica, além de ser co-responsável pelo Centro de Diploma de Acreditação em cirurgia laparoscópica ginecológica em Lisboa, sob orientação da Academia Europeia de Cirurgia Ginecológica de Lovaina e da ESGE.