Colaboração do Dr. Francisco Sobral do Rosário na versão portuguesa do livro Guia do Cidadão na Doença Crónica

Colaboração do Dr. Francisco Sobral do Rosário na versão portuguesa do livro Guia do Cidadão na Doença Crónica

Acaba de ser publicado com data de Março de 2010 o Guia do Cidadão na Doença Crónica - Para Uma Cidadania na Saúde. Esta versão portuguesa das conclusões do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Educação na Diabetes da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes e pela Fundação para a Investigação e Ensino em Educação e Terapêutica, é da responsabilidade do Dr. Francisco Sobral do Rosário, Endocrinologista do Hospital da Luz, e do Dr. José Manuel Boavida, um dos peritos que contribuiu para a redacção do documento original.

O Guia do Cidadão na Doença Crónica - Para Uma Cidadania na Saúde pretende contribuir para a melhoria do dia-a-dia das pessoas afectadas por doenças crónicas e reflecte a preocupação dos seus autores com a qualidade dos cuidados a longo prazo dos doentes crónicos.

O livro inicia-se com a História de Maria, uma doente crónica confusa e frustrada, e termina com a História de Maria e do seu tratamento, tal como este deveria ter sido feito. Ao longo dos capítulos é salientada a importância de uma abordagem integrada e multidisciplinar centrada no doente, e do papel fundamental desempenhado pelos diversos especialistas, bem como pelos doentes, suas famílias e associações de doentes.