Coordenador da Neurorradiologia do Hospital da Luz homenageado em Espanha

Coordenador da Neurorradiologia do Hospital da Luz homenageado em Espanha

Pedro Vilela, médico neurorradiologista das unidades do Hospital da Luz de Lisboa e Oeiras, onde é responsável por esta especialidade, foi homenageado pela Sociedade Espanhola de Neurorradiologia, que o tornou seu sócio honorário durante o respetivo congresso anual. No encontro, que decorreu entre 26 e 28 de outubro, em Vigo, o especialista proferiu uma palestra subordinada ao tema ‘O potencial da perfusão como geradora de biomarcadores em neurorradiologia’.

Pedro Vilela foi ainda um dos oradores convidados num curso de anatomia neurovascular promovido pela Federação Mundial de Neurorradiologia e Terapêutica de Intervenção (WFITN, na sigla inglesa), que decorreu em Nova Deli, entre 1 e 5 de novembro.

De salientar também que a edição especial de novembro do conceituado European Journal of Radiology, inteiramente dedicada ao acidente vascular cerebral (AVC), foi da responsabilidade de Pedro Vilela, conjuntamente com Vítor Pereira, médico e investigador do Departamento de Imagiologia da Universidade de Toronto (Canadá). Na mesma edição, o especialista do Hospital da Luz escreveu dois artigos, um sobre as doenças não vasculares que simulam AVC e outro sobre o uso de técnicas imagiológicas em isquemia cerebral – este último em coautoria com Howard Rowley, presidente da sociedade americana de neurorradiologia (ASNR).


Leia aqui os artigos no European Journal of Radiology:

‘Editorial’

‘Acute stroke differential diagnosis: Stroke mimics’

‘Brain ischemia: CT and MRI techniques in acute ischemic’

 

Na foto: Pedro Vilela com Ana Ramos e Nuria Bargallo, presidente e vogal da direção da Sociedade Espanhola de Neurorradiologia, respetivamente, na homenagem pela Sociedade Espanhola de Neurorradiologia