Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos: um direito humano

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado anualmente no segundo sábado de Outubro. As várias iniciativas que todos os anos são desenvolvidas nos cerca de 70 países participantes pretendem ser oportunidades de sensibilização para a importância deste assunto. Procura-se assim que todos reconheçam que o sofrimento no final da vida - num período que pode ser de semanas, meses ou até anos - é inaceitável e que as necessidades físicas, sociais, psicológicas e espirituais que lhe estão associadas podem ter a resposta do apoio especializado que são os cuidados paliativos.

Em 2008, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos foi celebrado no dia 11 de Outubro, sob o tema tema "Cuidados paliativos: um direito humano". Com a adopção deste tema pretendeu-se mostrar que muitas situações de doença terminal sem acesso a cuidados adequados podem conduzir a um sofrimento que ponha em causa os direitos humanos.

Em Portugal, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos organizou para este ano um programa de actividades com várias acções que decorreram durante todo o mês de Outubro. Para saber mais sobre este programa, bem como sobre a associação e a forma como pode participar e contribuir, consulte o endereçowww.apcp.com.pt