Diretora de enfermagem do Hospital da Luz doutorada pela Universidade Católica Portuguesa

Diretora de enfermagem do Hospital da Luz doutorada pela Universidade Católica Portuguesa

Maria José Costa Dias, diretora de enfermagem do Hospital da Luz, prestou provas de doutoramento em enfermagem no dia 28 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo sido aprovada por unanimidade com a classificação de 19 valores (summa cum laude).

A escolha do tema que serviu de base ao trabalho desenvolvido - quedas em contexto hospitalar -, baseou-se no facto de estas serem o incidente mais reportado e de constituírem um indicador relativo à segurança do doente que é sensível aos cuidados de enfermagem.

A dissertação apresentada como prova final do Curso de Doutoramento em Enfermagem da UCP, intitulada "Quedas em contexto hospitalar: fatores de risco", teve como objetivos avaliar a dimensão e o impacto das quedas em adultos, identificar os fatores de risco associados às quedas em contexto hospitalar de cuidados agudos e elaborar um modelo preditivo da ocorrência de quedas. Neste trabalho foram usados dados obtidos no Hospital da Luz. 

Destaca-se como conclusão principal, a necessidade de realizar uma avaliação multifacetada de todos os doentes com 65 ou mais anos de idade admitidos no hospital, que inclua a avaliação do risco de queda, e do estado de depressão e de confusão aguda, por estes serem fatores preditivos de queda e alguns serem reversíveis. É sobretudo neste tipo de fatores que os enfermeiros devem fazer incidir a sua avaliação e prescrever intervenções, de forma a contribuir para a prevenção de quedas e os danos que lhe estão associados.

José Tolentino de Mendonça, Professor Catedrático e Vice-Reitor da UCP presidiu ao júri, do qual fizeram também parte Maria Gorete Mendonça dos Reis, Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus da Universidade de Évora; Alexandre Castro Caldas, Professor Catedrático do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa; Margarida Maria da Silva Vieira, Professora Associada do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Luís Octávio de Sá, Professor Associado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa; Alzira Teresa Vieira dos Santos, Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto e Maria dos Anjos Coelho Dixe, Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Após a apresentação do trabalho, a discussão do seu conteúdo esteve a cargo, principalmente, de Maria Gorete Mendonça dos Reis e e Maria dos Anjos Coelho Dixe.