Diretora de enfermagem do Hospital da Luz recebe prémio de investigação

Diretora de enfermagem do Hospital da Luz recebe prémio de investigação

A diretora de enfermagem do Hospital da Luz, Maria José Costa Dias, recebeu o prémio de investigação em enfermagem Mariana Diniz de Souza 2014, atribuído pela Ordem dos Enfermeiros, com o trabalho "Quedas em Contexto Hospitalar: Fatores Preditivos".

O prémio Mariana Diniz de Sousa tem como objetivo valorizar a investigação em enfermagem no contexto de prática clínica, considerada fundamental para o desenvolvimento dos profissionais e para a melhoria dos cuidados por eles prestados. 

Maria José Costa Dias é enfermeira diretora do Hospital da Luz desde a sua abertura. Doutorou-se em 2014 na Universidade Católica Portuguesa (UCP) com uma dissertação também na área das quedas em contexto hospitalar.

As quedas são o incidente mais reportado em contexto hospitalar e são um indicador relativo à segurança dos doentes que é muito influenciado pelos cuidados de enfermagem, o que contribuiu para a escolha que a diretora de enfermagem do Hospital da Luz fez da área a que tem dedicado o seu trabalho de investigação.