Endocrinologista do Hospital da Luz Lisboa fala sobre diabetes na Benfica TV

Endocrinologista do Hospital da Luz Lisboa fala sobre diabetes na Benfica TV

Francisco Sobral do Rosário, médico endocrinologista e coordenador do Centro de Diabetes do Hospital da Luz Lisboa, foi o entrevistado do programa “Em Linha” da BTV, emitido a 7 de abril no canal de televisão do SL Benfica.

O programa foi dedicado ao Dia Mundial da Saúde, que a Organização Mundial de Saúde atribuiu este ano à diabetes, considerado um dos maiores flagelos em termos de saúde pública a nível global.

O médico começou justamente por referir as cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem de diabetes em todo o mundo, número que vai subir até aos 600 milhões dentro de 20 anos, um problema agravado pelas doenças secundárias associadas à diabetes, tais como a insuficiência renal, a cegueira e as doenças cardiovasculares.

Francisco Sobral do Rosário falou igualmente nas causas da diabetes, como o estilo de vida sedentário e os hábitos alimentares desadequados, com consumos excessivos de açúcares, gorduras e calorias, os quais, mantidos ao longo de anos, acabam por causar a diabetes, entre outros problemas. Também o facto de 20 por cento das crianças portuguesas serem obesas e sofrerem de diabetes, é uma circunstância preocupante e que deve levar a população a procurar modificar e seguir um estilo de vida saudável.

O médico teve ainda oportunidade de responder às muitas perguntas colocadas pelos espectadores do programa, salientando os hábitos de vida que devem seguir todos os que sofrem de diabetes, uma doença que ainda está muito subdiagnosticada, ou seja, há muitas pessoas que desconhecem que já sofrem de diabetes, e cujo diagnóstico é bastante simples.

Veja aqui o vídeo cedido pela Benfica TV