Enfermeira do Hospital entrevistada sobre cuidadores familiares

Enfermeira do Hospital entrevistada sobre cuidadores familiares

Nélia Trindade, enfermeira Coordenadora de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz, foi entrevistada na Edição da Manhã da SIC do dia 4 de novembro, na sua qualidade de elemento da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), a propósito do Dia do Cuidador.

Neste contexto, falou dos cuidadores familiares, suas motivações e necessidades. Salientou a importância de todos os que assumem cuidar dos seus dependentes, acumulando com muitas tarefas domésticas, sem qualquer remuneração e que muitas vezes têm de abandonar a sua atividade profissional fora de casa. 

Os cuidadores familiares tentam desta forma retribuir o que receberam quando necessitaram, dignificar os cuidados prestados aos seus dependentes e reforçar laços familiares. Os dependentes são maioritariamente idosos; estima-se que em Portugal 25% dos idosos tenham algum grau de dependência.

Mais recentemente, os profissionais de saúde começaram a ter um envolvimento crescente com os cuidadores familiares, planeando e desenvolvendo programas específicos de formação destes cuidadores. Nélia Trindade referiu ainda que o trabalho dos cuidadores familiares não tem tido o reconhecimento suficiente e que aumentar os apoios públicos para a sua formação é fundamental. 

Hoje, Nélia Trindade será entrevistada sobre o mesmo assunto no Diário da Manhã da TVI.

Veja aqui a entrevista completa da SIC.