Ginecologista do Hospital da Luz Lisboa realiza cirurgia ao vivo em curso internacional

Ginecologista realiza cirurgia ao vivo em curso internacional

Filipa Osório, ginecologista do Hospital da Luz Lisboa, foi uma das palestrantes e a convidada que realizou cirurgias transmitidas ao vivo durante o curso do Special Interest Group on Reprodutive Surgery da European Society of Human Reproduction and Embriology, que se realizou entre 28 e 30 de março na Academia Europeia de Cirurgia Ginecológica e no Hospital Heilig Hart, em Lovaina, na Bélgica. 

A ginecologista do Hospital da Luz Lisboa realizou uma intervenção cirúrgica laparoscópica numa doente de 38 anos de idade com infertilidade e múltiplas aderências pélvicas. A cirurgia contou com a participação dos cirurgiões belgas Stephan Gordts e Sylvie Gordts. Além da cirurgia, Filipa Osório foi ainda monitora nas sessões práticas do curso.

Filipa Osório é especialista em Ginecologia-Obstetrícia desde 2009, dedicando-se particularmente a cirurgia minimamente invasiva ginecológica (laparoscopia e histeroscopia) em áreas como a endometriose, miomas, reconstrução do pavimento pélvico, patologia endometrial e cirurgia da infertilidade. Realizou já diversas cirurgias transmitidas ao vivo a partir do Hospital da Luz Lisboa, nomeadamente casos de cirurgia da endometriose profunda, para o 1.º Annual Middle East Society for Gynecologic Endoscopy (MESGE) Congress / Turkish Society of Gynecologic Endoscopy (TSGE) realizado em Antalya em 2013, para o 42.º Global Congress on Minimally Invasive Gynecology (AAGL) realizado em Washington, em 2013, para o 2.º Annual Middle East Society for Gynecologic Endoscopy (MESGE) / International Society for Gynecological Endoscopy realizado no Dubai, em 2014 e para o 3.º Anual Middle East Society for Gynecological Endoscopy (MESGE) Congress realizado em Antalya em 2015. Também realizou cirurgias internacionais para o 31.º Encontro Anual da European Society of Human Reproduction and Embriology (ESHRE) Lisboa e para o 24.º Congresso Anual da European Society for Gynaecological Endoscopy (ESGE) em 2015, e para o 32.º Encontro Anual da ESHRE em Helsínquia, em 2016.