Hospital da Luz apoia a exposição As Cores do Pensamento

Hospital da Luz apoia a exposição As Cores do Pensamento

O Hospital da Luz é um dos patrocinadores da exposição de fotografia, pintura e escultura ‘As Cores do Pensamento’, em que o tema central é o cérebro. A exposição, que decorrerá entre 25 de Setembro e 25 de Outubro no Terreiro do Paço e nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, numa iniciativa conjunta da Universidade Hebraica de Jerusalém e desta fundação, reune fotografias do cérebro produzidas por cientistas de todo o mundo durante o seu trabalho de investigação na área das neurociências, com pinturas e esculturas de artistas de renome internacional, evidenciando as suas semelhanças e contrastes. Pretende-se com esta iniciativa dar a conhecer a um público menos especializado os progressos realizados na área das neurociências, que identificam a relação do cérebro com a criação artistica.

Segundo Idan Segev, professor e investigador da Universidade Hebraica de Jerusalém, "As Cores do Pensamento é uma exposição sobre ligações. Ligações entre células nervosas, ligações entre regiões do cérebro, ligações entre o cérebro e a arte, ligações entre as pessoas que visitam a exposição para desfrutarem da beleza das mais recentes imagens do cérebro e da beleza artística que o próprio cérebro cria.”

Esta exposição esteve já patente em Milão e será apresentada em 2012 em Paris, Deauville e Lisboa. Para 2013, planeia-se a sua divulgação em Londres, Berlim, Mónaco e Nova Iorque.