Hospital da Luz aumenta oferta em Imagiologia com um novo equipamento de Raio-X e um Arco em C com 3D

Hospital da Luz aumenta oferta em Imagiologia com um novo equipamento de Raio-X e um Arco em C com 3D

Para fazer face às necessidades crescentes na área da imagiologia, o Hospital da Luz reforça a oferta com instalação de novos equipamentos.

Assim, a partir do início de dezembro, um novo equipamento de raio-X será usado tanto no apoio a todas as especialidades do hospital como à referenciação externa, melhorando também a resposta na área do Atendimento Médico Permanente, Acidentes de Trabalho e Internamento.

Já no bloco operatório, o Hospital da Luz reforça o parque tecnológico em imagem médica tridimensional com um novo intensificador de imagem 3D. Trata-se de um sistema de raio-X móvel, especialmente desenhado para neurocirurgia, ortopedia, cirurgia maxilofacial, traumatologia e controlo da dor, bem como para a generalidade das especialidades cirúrgicas.

A sua função 3D permite a produção de imagens volumétricas, numa reconstrução multiplanar semelhante a uma tomografia computorizada (TAC), com a excelente versatilidade de visualização simultânea das imagens de aquisições em formato 2D e respetivas reconstruções 3D.

Este sistema será também integrado com o novo sistema de neuronavegação e, em conjunto, estes permitem guiar o cirurgião nos seus procedimentos. Tudo isto garante uma otimização do fluxo de trabalho, diminuição da dose de radiação a que paciente e equipa de trabalho são expostos e diminuição de tempo intraoperatório, ao evitar os necessários reajustes de um sistema convencional. 

Importa reforçar que o Hospital irá manter a TAC intra-operatória já existente no bloco operatório.