Hospital da Luz é de novo pioneiro

Hospital da Luz é de novo pioneiro

No passado dia 5 de março de 2015, uma equipa do Hospital da Luz realizou pela primeira vez em Portugal uma cirurgia renal percutânea numa criança de 23 meses.

A equipa, composta pelo urologista António Almeida Santos e pelo cirurgião pediátrico Filipe Catela Mota e da qual também fizeram parte os cirurgiões Vanda Pratas Vital e Orlando Cordeiro, utilizou uma técnica inovadora designada de ultra micro percutânea, que permitiu fragmentar por completo um cálculo renal com cerca de 18 mm.

A litíase renal volumosa, doença relativamente rara em crianças, é habitualmente resolvida por meio de cirurgia aberta tradicional, resultando daí significativa dor no pós-operatório e sequelas a nível de cicatrização cutânea e da função renal, que acompanham o doente ao longo de toda a sua vida.

Além das vantagens de uma cirurgia minimamente invasiva que partilha com a cirurgia renal percutânea normalmente utilizada em adultos, a abordagem ultra micro percutânea apresenta também:

  • Menor morbilidade e redução das perdas sanguíneas, da dor no pós-operatório e do período de internamento e de convalescença
  • Ausência de significativa cicatriz cutânea ou dano da função renal
  • A possibilidade de ser realizada em adultos e crianças

Conheça a equipa de Urologia e suas área de diferenciação.

Conheça a equipa de Cirurgia Pediátrica e suas área de diferenciação.