Hospital da Luz Lisboa adquire novo robot cirúrgico e mesa operatória robótica

Hospital da Luz Lisboa adquire novo robot cirúrgico e mesa operatória robótica

O Hospital da Luz Lisboa reforça o investimento em tecnologia diferenciadora com a aquisição recente do novo sistema cirúrgico robótico Da Vinci Xi e da mesa operatória para cirúrgica robótica Trumpf TruSystem 7000dv, esta última, um equipamento único a nível nacional.

O novo sistema cirúrgico robótico Da Vinci Xi apresenta diversas características que representam uma evolução significativa relativamente ao modelo anterior, permitindo a realização de cirurgias com um grau de complexidade superior às já efetuadas por este sistema.

A nova arquitetura dos braços e dos instrumentos do sistema robótico, mais leves e finos, bem como um design mais compacto permitem um grau de movimentação dos instrumentos superior ao anterior, com grande vantagem para os cirurgiões, em termos de procedimento, e para os doentes - cirurgias menos invasivas e, por isso, menos traumáticas e a possibilitar uma mais rápida recuperação.

O robot agora instalado no Hospital da luz Lisboa inclui ainda um módulo simulador que permite aos cirurgiões treinar diversos procedimentos cirúrgicos.

Outra das novidades é a mesa operatória Trumpf TruSystem 7000dv para cirurgia robótica, equipamento inédito a nível nacional e que vem permitir um verdadeiro emparelhamento com o sistema cirúrgico robótico Da Vinci Xi. Com esta mesa operatória, o cirurgião pode, se necessário, mudar o posicionamento do doente durante a cirurgia sem interrupção do procedimento cirúrgico, pois os braços do robô acompanham a alteração de posição da mesa.

Recorde-se que o Hospital da Luz Lisboa foi, em junho de 2010, o primeiro hospital a instalar a o sistema cirúrgico robótico Da Vinci em Portugal, tendo já realizado perto de 800 cirurgias robóticas, 75% das quais na área oncológica.

Até ao momento, o Hospital da Luz Lisboa é o único, a nível nacional, com equipas cirúrgicas residentes com larga experiência em cirurgia robótica nas especialidades de urologia e cirurgia geral (cirurgia bariátrica e cirurgia colorretal), tendo iniciado mais recentemente os programas de cirurgia robótica torácica e cardíaca. As principais cirurgias robóticas oncológicas efetuadas no Hospital da Luz Lisboa foram procedimentos a cancros da próstata, rim, bexiga, reto, cólon, fígado e pulmão.

A cirurgia minimamente invasiva foi, desde o início, uma das principais apostas do Hospital da Luz Lisboa, pela inovação constante que lhe está associada, pelas diversas áreas em que pode ser usada e pelas vantagens que tem para os doentes, para a sociedade e para as instituições financiadoras de cuidados de saúde.

O investimento, em 2010, no sistema de cirurgia robótica Da Vinci tem permitido aos cirurgiões do Hospital da Luz desenvolver um trabalho consistente e cada vez mais intenso de aprendizagem e aquisição de know-how em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas. Neste hospital, são realizados, regularmente, inúmeros procedimentos de elevada complexidade recorrendo a cirurgia minimamente invasiva, nomeadamente a cirurgia robótica.

Os conhecimentos, a experiência adquirida e a aposta na formação de equipas médicas e de enfermagem, tendo sempre como objetivo este tipo de abordagem cirúrgica, transformaram o Hospital da Luz Lisboa numa referência em cirurgia minimamente invasiva e cirurgia robótica.

Criado em 2013, o Centro de Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva do Hospital da Luz Lisboa dispõe dos mais modernos recursos tecnológicos, além de profissionais com experiência e competência reconhecidas internacionalmente na área da cirurgia minimamente invasiva e da cirurgia robótica.