Hospital da Luz Lisboa instala TAC única na Península Ibérica

Hospital da Luz Lisboa instala TAC única na Península Ibérica

O Centro de Imagiologia do Hospital da Luz Lisboa foi recentemente apetrechado com o equipamento topo de gama em Tomografia Computorizada da Siemens Healthineers.

Trata-se do primeiro equipamento do género na Península Ibérica, e que vem permitir ao Hospital da Luz Lisboa o reforço da sua capacidade de diagnóstico altamente diferenciado, com grandes benefícios para os seus clientes. O novo sistema permite:

• Reduzir até 50% da dose de radiação, quando comparado com outros sistemas topo de gama.
• Realizar exames a bebés e crianças sem necessidade de sedação.
• Melhores resultados no diagnóstico preciso e rápido de diferentes patologias, com baixas doses de radiação.
• Maior eficácia na tomada de decisão clínica em áreas como a oncologia, cardiologia, urologia ou pediatria.

A inigualável velocidade de aquisição no novo tomógrafo (realiza um exame em menos de três segundos), permite que crianças e bebés possam ser examinados sem necessidade de sedação. Uma mais-valia também na avaliação de doentes com dificuldades respiratórias, idosos ou doentes urgentes.

O novo equipamento utiliza apenas 50% da dose de radiação, comparando com outros sistemas topo de gama, e permite também ao Hospital da Luz Lisboa dar um grande passo na deteção precoce de patologias como o cancro do pulmão ou do cólon.

Na cardiologia, o novo equipamento permite com doentes com ritmos cardíacos elevados e irregulares beneficiem de um diagnóstico rápido e preciso, suportado pela tecnologia “dual-source”.

O equipamento apresenta ainda enormes vantagens para todos os doentes com problemas renais, ao permitir imagens de elevada qualidade com menor quantidade de agente de contraste.

A instalação deste equipamento insere-se no plano de investimentos de cerca de dez milhões de euros em tecnologia clínica de topo de gama nas unidades da rede Hospital da Luz, que esta a ser desenvolvido durante os próximos meses, e que prevê a instalação de novos equipamentos de imagiologia nos Hospitais da Luz Arrábida, Aveiro, Setúbal e Póvoa de Varzim, bem como nas clínicas de Oeiras, Cerveira e Amarante.