Hospital da Luz Lisboa realiza as primeiras cirurgias robóticas pulmonares em Portugal

Hospital da Luz Lisboa realiza as primeiras cirurgias robóticas pulmonares em Portugal

Fernando Martelo, cirurgião e diretor do serviço de cirurgia torácica do Hospital da Luz Lisboa, realizou no passado dia 2 de junho, neste hospital, as duas primeiras cirurgias pulmonares com apoio do sistema cirúrgico robótico Da Vinci, em Portugal.

Fernando Martelo foi assistido pelo Professor Christophe Doddoli, cirurgião francês do serviço de cirurgia torácica do Centro Hospitalar Universitário de Marselha. 

As cirurgias oncológicas consistiram na remoção de tumores do pulmão, em ambos os doentes.

No primeiro caso, um homem de 60 anos, não fumador, tinha um pequeno tumor do pulmão. Foi removido para análise anatomo-patológica imediata, o que permitiu concluir que era benigno. 

O segundo doente, um homem de 68 anos, fumador, tinha um cancro do pulmão já diagnosticado, em estadio precoce. O tumor foi removido com o terço superior do pulmão, tendo sido efetuada ainda a cirurgia oncológica completa e adequada à situação, com a excisão de todos os gânglios do mediastino.

O Hospital da Luz Lisboa foi, em junho de 2010, o primeiro hospital a instalar a o sistema cirúrgico robótico Da Vinci em Portugal, tendo já realizado perto de 700 cirurgias robóticas, 75% das quais na área oncológica.

Até ao momento, o Hospital da Luz Lisboa é o único, a nível nacional, com equipas cirúrgicas residentes com larga experiência em cirurgia robótica nas especialidades de urologia e cirurgia geral, tendo iniciado mais recentemente os programas de cirurgia robótica cardíaca e torácica. As principais cirurgias robóticas oncológicas efetuadas no Hospital da Luz Lisboa foram procedimentos a cancros da próstata, rim, bexiga, reto, cólon e fígado.

Os procedimentos foram objeto de reportagem no jornal online “Observador” que pode ser lida aqui