Hospital da Luz: melhor empresa no sector da saúde pelo segundo ano consecutivo

Hospital da Luz: melhor empresa no sector da saúde pelo segundo ano consecutivo

O Hospital da Luz foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, a Melhor Empresa no Sector da Saúde pela revista Exame, na edição 500 Maiores & Melhores empresas.

O prémio, que volta a distinguir o Hospital da Luz e o Grupo Espírito Santo Saúde, reflecte os resultados da aposta na excelência clínica e inovação que se traduz no crescimento da actividade desde a abertura do hospital em 2007: 322 mil consultas, 96 mil atendimentos em urgência, 11.800 cirurgias, 2050 partos, 800 mil exames complementares de diagnóstico. De acordo com Isabel Vaz, presidente da Comissão Executiva da Espírito Santo Saúde, estes números representam um “êxito sem precedentes no sector hospitalar privado em Portugal”.

Para a revista Exame, a escolha das melhores empresas nos 27 sectores contemplados, teve por base oito critérios – crescimento das vendas, crescimento dos resultados líquidos, rentabilidade do activo, rentabilidade do capital próprio, rentabilidade das vendas aferida pelos resultados operacionais, solvabilidade, liquidez geral e valor acrescentado bruto por vendas. A opção por este grupo de critérios radica no facto de permitirem, em conjunto, avaliar a contribuição das empresas para a economia, monitorizar a rentabilidade, compreender o equilíbrio financeiro e observar o dinamismo. Ao mesmo tempo possibilitam uma resposta aos vários intervenientes na economia empresarial – desde banqueiros a accionistas, passando por trabalhadores, gestores, fornecedores, clientes e consumidores.