Hospital da Luz na vanguarda da imprensa médica internacional

Hospital da Luz na vanguarda da imprensa médica internacional

O último número da mais prestigiada revista médica mundial de Cirurgia Vascular faz capa com a fotografia de uma situação rara operada pelo cirurgião vascular e professor universitário português, Américo Dinis da Gama.

Trata-se de uma das imagens que ilustra a descrição de um caso clínico diagnosticado e operado pelo cirurgião no Hospital da Luz, em Lisboa, onde actualmente exerce - e que a revista científica também publica, com o título «Sigmoidização da artéria hipográstrica, uma rara complicação de uma malformação artério-venosa pélvica». São co-autores Augusto Ministro, Gonçalo Cabral e Cristina Pestana, médicos dos Departamentos de Cirurgia Vascular e de Anestesiologia do Hospital da Luz.

Esta é a primeira vez que um português tem este destaque no «Journal of Vascular Surgery» (JVS), uma das dez mais importantes publicações médicas do mundo.

Nos últimos 20 anos, Dinis da Gama foi professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa e director da Clínica Universitária de Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Maria. É autor de mais de duas centenas e meia de trabalhos científicos, de diversos capítulos de livros e de oito técnicas originais de cirurgia arterial reconstrutiva, publicadas na imprensa médica, seis delas precisamente no JVS.