Hospital da Luz reforça a área de gastrenterologia com equipamento topo de gama

Hospital da Luz reforça a área de gastrenterologia com equipamento topo de gama

O Hospital da Luz reforçou recentemente o equipamento do Centro de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva, mais especificamente na área da ecoendoscopia digestiva, com um novo processador de imagem topo de gama, único na Península Ibérica.

A ecoendoscopia digestiva é considerada atualmente uma técnica particularmente valiosa no diagnóstico e em algumas intervenções terapêuticas digestivas, do pâncreas e das vias biliares.

Trata-se de uma técnica de diagnóstico e/ou terapêutica, que associa endoscopia e ecografia e pode ser realizada por via oral (ecoendoscopia alta) ou por via retal (ecoendoscopia baixa), dependendo dos seus objetivos. O equipamento usado – designado ecoendoscópio – transmite imagens de ecografia e de endoscopia, ampliadas e de elevada definição, para um monitor e também permite realizar diversas intervenções de tratamento. Mais frequentemente, a ecoendoscopia é indicada na sequência de exames anteriores, para esclarecimento de achados desses exames ou para realizar tratamentos específicos. As indicações da ecoendoscopia incluem, por exemplo, o diagnóstico, estadiamento e avaliação da extensão de neoplasias, a deteção precoce de recidivas de tumores, o diagnóstico de outras lesões ou doenças da parede digestiva e estruturas vizinhas e ainda a realização de biopsias sob controlo ecográfico.

A unidade de processamento de imagem agora adquirida pelo Hospital da Luz permite dispor de uma ainda maior definição e resolução de imagem, o que tem um impacto reconhecido na acuidade diagnóstica, além de aumentar o leque de opções de intervenção possíveis.

O Centro de Gastrenterologia e Endoscopia Digestiva continua assim a disponibilizar aos seus clientes as melhores possibilidades de diagnóstico e tratamento, recorrendo ao equipamento mais moderno.

Conheça a equipa de gastrenterologia do Hospital da Luz aqui

Saiba mais sobre os exames e técnicas de gastrenterologia realizadas no Hospital da Luz aqui