Imagiologia do Hospital da Luz premiada em congresso mundial

Imagiologia do Hospital da Luz premiada em congresso mundial

Um trabalho apresentado, no final de Novembro, por uma equipa do Hospital da Luz no mais importante congresso médico mundial de Radiologia ganhou um Prémio de Mérito, tendo-se destacado entre centenas de comunicações feitas por médicos e cientistas de todo o mundo.

O trabalho, de que são co-autores os médicos Vasco Mascarenhas e Diana Afonso, da Unidade de Imagem Musculo-Esquelética do Centro de Imagiologia do Hospital da Luz, e o especialista norte-americano da EduRad, Roland Talanow, descreve uma nova aplicação informática que facilita a interpretação dos exames de imagem com vista à obtenção mais rápida e eficaz de um diagnóstico diferencial na patologia músculo-esquelética.

Este programa informático, acessível via web, exige apenas que sejam introduzidas os dados clínicos do doente, incluindo os achados imagiológicos, para fornecer uma lista concisa dos diagnósticos diferenciais osteomusculares mais prováveis para o caso concreto, juntando-lhe ainda informações detalhadas sobre as características das imagens radiológicas e os dados epidemiológicos e clínicos dessas patologias, entre outras informações pertinentes.

A aplicação foi construída a partir de uma base de dados contendo informações sobre um número substancial de patologias osteomusculares, incluindo as imagens radiológicas características dessas patologias. Nessa medida, salienta a equipa do Hospital da Luz presente no congresso da Radiological Society of North America (RSNA), este programa constitui uma ferramenta de trabalho fundamental para médicos generalistas e radiologistas, tanto como instrumento de interpretação na prática clínica como de apoio à formação destes especialistas.

A RSNA é a mais importante sociedade científica mundial da área da Radiologia, reunindo mais de 50 mil membros em todo o mundo. O seu congresso anual juntou, desta vez, em Chicago mais de 60 mil pessoas, entre médicos, técnicos e investigadores desta área.