8º livro de Casos Clínicos do Hospital da Luz Lisboa dedicado à doença oncológica

Livro doença oncologica 2017

Está já disponível a 8ª edição dos casos clínicos do Hospital da Luz, desta vez inteiramente dedicada à doença oncológica e ao trabalho das equipas multidisciplinares do Centro de Oncologia do Hospital da Luz Lisboa.

A opção monotemática é justificada pelo editor da publicação, Américo Dinis da Gama, professor universitário e cirurgião vascular do Hospital da Luz Lisboa, pela elevada incidência da doença oncológica, pela mortalidade e complexidade de cuidados assistenciais que exige e que a tornam, “porventura, o maior problema de saúde pública“ dos nossos tempos. Uma patologia, porém, em que se tem verificado um “fantástico desenvolvimento” das tecnologias de diagnóstico, bem como das ciências básicas, da biologia celular e molecular, da imunologia e da genética.

Por isso, também, este é um “desafio” para o Hospital da Luz Lisboa, como salienta em texto de introdução da obra José Luís Passos Coelho, coordenador do Centro de Oncologia desta unidade: “Estamos na linha da frente do diagnóstico das várias doenças oncológicas e participamos ativamente e com entusiasmo na área da investigação clínica em oncologia, com um número crescente de ensaios clínicos nacionais e internacionais em várias doenças oncológicas abertos à inclusão de doentes da nossa instituição ou que, com este objetivo, nos sejam referenciados de outros hospitais”.

‘Doença Oncológica - Diagnóstico e Terapêutica Multidisciplinar’ inclui 21 trabalhos sobre casos clínicos de doentes seguidos na Luz Lisboa – em áreas como o cancro do pulmão, cancro digestivo, da tiroide, melanoma, cancro da mama, da próstata, entre outros.

Além da habitual descrição do caso clínico, nesta edição cada trabalho inclui comentários de profissionais das especialidades médicas envolvidas na respetiva patologia. E isto porque “nenhuma disciplina médica exige tanto de uma organização hospitalar”, como salienta Isabel Vaz, presidente do Conselho de Administração do Hospital da Luz Lisboa e da Comissão Executiva da Luz Saúde, no preâmbulo à edição. Cada caso implica uma abordagem multidisciplinar pelas diversas valências médicas, sendo “imprescindível ter capacidade para investir de forma consistente e continuada em recursos humanos e tecnológicos diferenciados” à altura dessa exigência. “No Centro de Oncologia do Hospital da Luz Lisboa, assumimos que enfrentar o cancro é um verdadeiro compromisso médico para a vida”, acrescenta Isabel Vaz, recordando que, “em simultâneo, é fundamental ser um agente de inovação, através do desenvolvimento de competências na área do ensino, formação e investigação”, bem como “ser capaz de medir continuamente a eficácia em termos de resultado oncológico, sem esquecer as expectativas dos doentes relativamente à sua qualidade devida após os tratamentos”.

Em breve, esta nova edição será também disponibilizada em livro, de forma gratuita, não só nas unidades da rede Hospital da Luz, como também de instituições hospitalares públicas e privadas de todo o país, de centros de ensino e de investigação e de organizações profissionais e científicas dos médicos.

Consulte a edição eletrónica:

 

undefined