Medicina Molecular do Hospital da Luz com Acreditação Europeia

Medicina Molecular do Hospital da Luz com Acreditação Europeia

Na sequência do reconhecimento de idoneidade formativa para a especialidade de Medicina Nuclear pela Ordem dos Médicos, no ano de 2010, o Departamento de Medicina Molecular do Hospital da Luz foi agora (Abril 2011) acreditado como Centro Europeu de Formação para a Especialidade de Medicina Nuclear pela Associação Europeia de Medicina Nuclear (EANM).

Fundada em 1985 a Associação Europeia de Medicina Nuclear é a organização que representa o sector da Medicina Nuclear nas instituições europeias. É uma associação médica profissional sem fins lucrativos, que visa facilitar a comunicação entre os profissionais desta área que procuram a excelência na investigação e na clínica em Medicina Nuclear em todo o mundo .

No âmbito da sua actividade, a Associação Europeia de Medicina Nuclear pretende contribuir para o avanço da ciência e da formação em medicina nuclear em benefício da saúde pública, bem como promover e coordenar na Europa, e além deste continente, a discussão e partilha de ideias e resultados sobre o diagnóstico, tratamento, investigação e prevenção de doenças através da utilização de substâncias radioactivas não seladas e sobre as propriedades dos nuclídeos estáveis em medicina.

Esta acreditaçao do Departamento de Medicina Molecular do Hospital da Luz envolveu a sua avaliação não só em termos de actividade clínica, como também no que se refere à investigação desenvolvida, actividades de formação e integração com os restantes departamentos da Hospital da Luz.

No ano de 2011 o Departamento de Medicina Molecular terá o primeiro médico interno da especialidade de Medicina Nuclear, para formação em PET-CT (Tomografia por Emissão de Positrões com Tomografia Computorizada).