Neurologista do Hospital da Luz convidada em congresso internacional

Neurologista do Hospital da Luz convidada em congresso internacional

Raquel Gil-Gouveia, neurologista e coordenadora do Centro de Cefaleias do Hospital da Luz foi a porta-voz do grupo Service Quality Evaluation da organização não governamental Lifting the Burden (http://www.l-t-b.org/) no European Headache and Migraine Trust International Congress (EHMTIC), que decorreu em Copenhaga (Dinamarca) entre 18 e 21 de setembro.

Neste congresso, Raquel Gil-Gouveia foi convidada para apresentar o trabalho que o grupo Service Quality Evaluation, do qual faz parte, desenvolveu desde 2008 para definir o que é uma prestação de cuidados médicos de qualidade às pessoas que sofrem de cefaleias e que foi já objeto de publicações em revistas internacionais.

As cefaleias, ou dores de cabeça, são um problema comum, que atinge uma percentagem significativa da população. São uma das queixas mais habituais nas consultas médicas e uma causa frequente de absentismo.

A organização Lifting the Burden apresenta-se como uma campanha global contra as dores de cabeça conduzida por uma parceria mundial e que pretende encontrar soluções práticas para este grave problema de saúde pública. Envolve a Organização Mundial de Saúde (OMS), diversas organizações internacionais não governamentais, bem como instituições académicas, de investigação, entre outras. O envolvimento da Organização Mundial de Saúde, tirando partido da sua experiência, contactos e recursos permite abordar este problema, propor e testar possíveis soluções em todas as áreas do globo.

O European Headache and Migraine Trust International Congress, que se realizou este ano pela quarta vez, é organizado desde 2008 pelo The Migraine Trust e European Headache Federation e tem como objetivos globais contribuir para a educação, sensibilização e melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem de cefaleias. Trata-se de um dos principais eventos internacionais para os médicos, investigadores e outros especialistas que se dedicam às cefaleias.

Saiba mais sobre as cefaleias e o seu tratamento no Centro de Cefaleias do Hospital da Luz aqui.