Novo Hospital da Luz Lisboa apresentado hoje

Novo Hospital da Luz Lisboa apresentado hoje

O Grupo Luz Saúde apresentou hoje o projeto de ampliação do Hospital da Luz Lisboa, durante a cerimónia que assinalou o 10.º aniversário da unidade. Com abertura prevista para 2018, o novo Hospital da Luz Lisboa terá o dobro da capacidade atual e representa um investimento global de cerca de 100 milhões de euros.

Equipado com a mais moderna tecnologia para diagnóstico e tratamento, após a ampliação o Hospital passará a ter 400 camas, 23 salas de cirurgia e parto e 110 salas de exames e tratamentos. O novo edifício vai acolher o Centro de Formação, Investigação e Inovação, incluindo um moderno centro de simulação médica, com o qual o Hospital da Luz Lisboa reforçará a sua vocação como hospital de investigação, ensino universitário e formação médica avançada.

O novo Hospital da Luz Lisboa renasce, assim, em 2018, como referência na medicina de excelência e inovação, através da integração da prestação de cuidados de saúde com a investigação e a formação clínica avançada.

Uma arquitetura funcional

O projeto de ampliação do Hospital da Luz Lisboa é novamente do ateliê de arquitetura Risco, em parceria com os catalães da Pinearq.

A conceção arquitetónica privilegia a funcionalidade e a segurança na prestação dos cuidados, sem esquecer o conforto e a privacidade dos doentes e das suas famílias, proporcionando-lhes uma experiência personalizada e um ambiente de segurança. A luz natural predominará como elemento fundamental em todo o Hospital, incluindo a Unidade de Cuidados Intensivos e o Bloco Operatório.

A área total agora em construção é de cerca de 57 mil metros quadrados (no final, a área total construída ascenderá a 152.775 metros quadrados). Após a ampliação, o novo Hospital da Luz Lisboa terá 23 salas de cirurgia e parto, 400 camas (das quais 32 serão de cuidados intensivos e intermédios), 165 salas de consultas, 110 salas de exames e tratamentos, o centro de simulação para formação médica (com 1200 m2), três auditórios e 1800 lugares de estacionamento.

Prevê-se que o Hospital tenha, então, capacidade para realizar anualmente mais de um milhão de consultas por ano, cerca de 30 mil cirurgias, 120 mil diárias de internamento, 200 mil episódios de urgência e mais de dois milhões de meios complementares de diagnóstico.

undefined