Oftalmologistas do Hospital da Luz Lisboa em programas da RTP e SIC

Oftalmologistas do Hospital da Luz Lisboa em programas da RTP e SIC

Joana Couceiro, Paulo Guerra e Rita Dinis da Gama, médicos do serviço de oftalmologia do Hospital da Luz Lisboa, participaram nas últimas semanas em programas e rubricas de saúde da RTP e da SIC dedicados ao esclarecimento de dúvidas sobre doenças dos olhos. 

O médico Paulo Guerra, que é também especialista do Hospital da Luz Clínica da Amadora, esteve no programa ‘Juntos à tarde’, da SIC, no passado dia 3 de agosto, numa rubrica que foi dedicada à Anomalia de Peters – uma doença rara, resultante de malformação congénita, que afeta a córnea e a íris (que ficam incapazes de permitir a passagem de luz) e é causadora de forte redução visual e cegueira de um ou de ambos os olhos. Paulo Guerra explicou como o único tratamento para esta patologia é o transplante de córnea, em idade o mais precoce possível.

Coube a Joana Couceiro, na ‘Edição da Manhã’ de 21 de julho da SIC Notícias, comentar um dos temas desse dia: segundo uma estimativa anunciada pela Organização Mundial de Saúde, 10% dos cancros da pele afetam as pálpebras. A especialista explicou como se manifesta a doença e os cuidados que se devem adotar em termos de prevenção – nomeadamente, proteger os olhos com óculos de lentes de proteção ultravioleta total e usar chapéus de abas largas.

Finalmente, Rita Dinis da Gama participou no programa semanal da RTP1 sobre saúde – ‘Diga Doutor’ –, emitido a 22 de julho, que foi dedicado às doenças da visão mais frequentes em crianças.