Pedro Adragão abre congresso de especialistas em navegação robótica cardíaca

Pedro Adragão abre congresso de especialistas em navegação robótica cardíaca

Pedro Adragão, médico cardiologista e coordenador do Centro do Ritmo Cardíaco do Hospital da Luz Lisboa, abriu hoje o congresso anual da Sociedade Europeia de Navegação Robótica Cardíaca (Society for Cardiac Robotic Navigation - SCRN), que decorre até amanhã no auditório desta unidade. Szili Torok, da direção da SCRN, agradeceu a colaboração do Hospital da Luz enquanto anfitrião de um encontro que tem por objetivo discutir ‘O futuro das tecnologias robóticas em cardiologia’.

Neste primeiro dia do congresso, os cerca de 60 participantes – não apenas médicos, mas também engenheiros e investigadores com interesse neste tema, oriundos dos mais variados países do mundo – tiveram a oportunidade de acompanhar uma ablação por cateter num doente com fibrilhação auricular, que estava a decorrer no Hospital.

O Centro do Ritmo Cardíaco do Hospital da Luz Lisboa é único em Portugal e um dos três centros com maior experiência na Europa na utilização de estereotaxia para o tratamento de arritmias cardíacas complexas – nomeadamente na mais comum, a fibrilhação auricular –, tendo já realizado mais de duas mil intervenções desde a abertura, em abril de 2007.