Primeira Cirurgia Robótica no Hospital da Luz

Primeira Cirurgia Robótica no Hospital da Luz

Continuando a sua aposta na evolução tecnológica, o Hospital da Luz adquiriu recentemente para o seu bloco operatório o sistema Da Vinci Si HD, o primeiro equipamento de cirurgia robótica instalado em Portugal.

A primeira intervenção do Hospital da Luz em que foi usado este sistema cirúrgico, uma prostatectomia radical (remoção da próstata) por tumor maligno, foi realizada no dia 23 de Junho.

O sistema cirúrgico Da Vinci Si HD inclui uma consola onde o cirurgião manipula os braços robóticos do sistema e visualiza imagens em alta definição e a três dimensões do campo operatório, com uma ampliação até 600 vezes. Os ajudantes do cirurgião posicionam-se junto dos braços robóticos e do doente e seguem a intervenção num monitor. Os instrumentos cirúrgicos, desenhados especialmente para cirurgia robótica, são introduzidos através de orifícios de dimensão muito reduzida.

O grau de pormenor e a qualidade das imagens, associados à amplitude dos movimentos dos braços robóticos do sistema Da Vinci Si HD, permitem aumentar substancialmente a precisão dos procedimentos, o que está associado a uma redução significativa da agressividade e do traumatismo de estruturas anatomicamente importantes (muitas destas com uma dimensão tão reduzida que a sua identificação não seria possível de outra forma), com as vantagens óbvias para os doentes:

  • Menos dor e desconforto
  • Menor incidência de infecções e complicações pós-operatórias
  • Período de internamento mais curto
  • Retorno mais rápido aos hábitos de vida habituais

O sistema Da Vinci Si HD tem as suas aplicações principais nas áreas da Urologia, da Ginecologia-Obstetrícia, da Cirurgia Geral e da Otorrinolaringologia, nomeadamente em patologias do foro oncológico. Nestas áreas o Hospital da Luz conta com alguns dos melhores especialistas nacionais, bem como com a presença regular de cirurgiões estrangeiros convidados.

De acordo com Isabel Vaz, presidente da comissão executiva da Espírito Santo Saúde, com o investimento no sistema Da Vinci Si HD, “o Hospital da Luz reforça a sua estratégia de prestação de cuidados de saúde de excelência e inovação, e o seu posicionamento como hospital de referência nacional e também a nível europeu, uma aposta cada vez mais importante no contexto da recentemente anunciada mobilidade e liberdade de escolha dos cidadãos europeus em relação aos cuidados de saúde”.