Rosado Pinto apresenta projeto da CPLP contra doenças respiratórias

Rosado Pinto apresenta projeto da CPLP contra doenças respiratórias

José Rosado Pinto, coordenador do Serviço de Imunoalergologia do Hospital da Luz Lisboa e coordenador nacional da Aliança Global contra as Doenças Respiratórias (Global Alliance against Respiratory Diseases – GARD), participou na assembleia geral desta organização que decorreu entre 9 e 11 de novembro, em Bruxelas, na Academia de Medicina da Bélgica. O médico imunoalergologista apresentou neste encontro o projeto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no âmbito da GARD.

A GARD é uma aliança de entidades nacionais e internacionais na área das doenças respiratórias, criada em 2006 com o apoio da Organização Mundial de Saúde. A criação da GARD CPLP foi reconhecida pelos delegados presentes na assembleia geral e tem o apoio do comité executivo da Aliança: «A GARD CPLP pretende estimular a colaboração entre todos os países no apoio à formação de profissionais, reforçando o combate às doenças respiratórias e em articulação com as propostas apresentadas no Documento de Revisão do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP, nomeadamente na Rede da Tuberculose», explica Rosado Pinto, em entrevista à publicação Just News.

Nesta assembleia geral da Aliança, por outro lado, Portugal foi distinguido pela apresentação de um dos cinco melhores posters, entre os 26 em análise. “A temática portuguesa centrou-se nas principais medidas do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da Direção-Geral da Saúde, entidade que o GARD Portugal representa internacionalmente», explica Rosado Pinto, que apresentou o poster.