Rosado Pinto integra projeto internacional inovador de controlo da doença alérgica

Rosado Pinto integra projeto internacional inovador de controlo da doença alérgica

O diretor do Serviço de Imunoalergologia do Hospital da Luz Lisboa, José Rosado Pinto, é um dos especialistas portugueses que integra a equipa internacional do projeto ARIA (Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma), que estuda e analisa, nas suas diversas perspetivas, a doença alérgica.

No âmbito deste projeto, que integra especialistas em imunoalergologia de todo o mundo, foi desenvolvida uma aplicação móvel, gratuita, destinada aos doentes e que permite o registo e monitorização dos sintomas diários da rinite alérgica e da asma. Esta aplicação, que está agora a ser divulgada è escala mundial, tem uma versão portuguesa chamada ‘Diário da Alergia’, que já começou também a ser divulgada no nosso país, pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). No início do próximo mês de junho, durante a próxima reunião da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica (EAACI), será feita a primeira avaliação do impacto desta aplicação, a nível mundial.

A rinite afeta cerca de dois milhões de portugueses e a asma atinge 40% destes doentes. Cerca de 10% dos portugueses têm asma. Ambas as patologias alérgicas começam, normalmente, a manifestar-se em idade pediátrica.