Unidade de Cuidados Paliativos certificada pela ESMO

Unidade de Cuidados Paliativos certificada pela ESMO

No passado mês de Setembro, a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz, foi distinguida pela ESMO (European Society of Medical Oncology) como unidade certificada e de referência - a primeira e única no país até agora - na prática integrada de Cuidados Paliativos e Oncologia.

O trabalho conjunto desenvolvido por elementos da Unidade de Cuidados Paliativos e da Oncologia Médica, pretende traduzir-se numa prática clínica mais humanizada e de maior qualidade para os doentes com cancro e sofrimento associado, estejam ou não numa fase mais avançada da doença. Este trabalho inovador pretende também contribuir para melhor esclarecer a sociedade em geral e os profissionais de saúde, ultrapassando mitos e preconceitos sobre os cuidados paliativos.

A ESMO é uma das sociedades médicas mais prestigiadas na área da Oncologia mundial. A distinção que agora atribuiu à Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz baseia-se na avaliação de práticas consensuais de qualidade, aferidas de forma anónima por avaliadores credenciados, e visa confirmar uma prática clínica que reconhece que muitos doentes oncológicos, quer se curem quer não, beneficiam da uma intervenção precoce de cuidados paliativos ao longo da sua doença e não apenas nos últimos dias de vida. Confirma também que a oncologia e os cuidados paliativos podem ser prestados em sintonia e simultaneamente, visando melhorar a qualidade de vida do doentes, com benefícios para estes e para as suas famílias.

Os doentes oncológicos podem desta forma ser referenciados aos serviços de Cuidados Paliativos, seja em consulta externa, seja em internamento, e ter acesso a um leque integrado e mais alargado de cuidados, com ganhos claros para o seu bem estar e qualidade de vida.

Com esta distinção de qualidade, o Hospital da Luz acompanha agora centros reconhecidos como a Cleveland Clinic, nos EUA, o Instituto Jules Bordet, na Bélgica, ou a Clínica Universitária de Navarra, em Espanha.