Urologia e robótica: nas mãos dos mais experientes

Urologia e robótica nas mãos dos mais experientes

O primeiro dia do simpósio «Minimally invasive and robotic urology», integrado no Leaping Forward – o congresso médico internacional do Hospital da Luz - foi especialmente dedicado a Vipul Patel, o cirurgião com mais experiência no mundo em robótica na área da urologia.

Patel, o norte-americano do Celebration Health Hospital, na Florida, foi a estrela deste simpósio, tendo passado a tarde no bloco operatório do Hospital da Luz, onde realizou duas cirurgias ao vivo com o robot Da Vinci. Enquanto operava, o médico foi explicando aos colegas na plateia do Auditório 1 do Hospital da Luz todos os passos da sua técnica, sugerindo soluções para os problemas que podem surgir com a utilização desta abordagem cirúrgica e respondendo a todas as dúvidas.

O cirurgião da Florida trabalha em cirurgia robótica há dez anos e é o recordista das prostatectomias radicais com esta técnica, com mais de seis mil cirurgias já realizadas. Kris Maes, coordenador do Centro de Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva do Hospital da Luz para a área da urologia, e diretor deste simpósio, acompanhou as cirurgias feitas pelo colega Patel – cirurgias que também realiza há já alguns anos em Lisboa, sendo já considerado um dos mais experientes desta abordagem cirúrgica na Europa.