Urologia robótica do Hospital da Luz marca presença no Simpósio da APU 2014

Urologia robótica do Hospital da Luz marca presença no Simpósio da APU 2014

O Departamento de Urologia do Hospital da Luz apresentou cinco trabalhos, no XIII Simpósio da Associação Portuguesa de Urologia 2014 que decorreu em Albufeira nos dias 31 de outubro a 2 de novembro, com o tema Novas Tecnologias em Urologia. Os trabalhos apresentados pelo Departamento de Urologia apostaram fortemente na área das novas tecnologias, sendo quatro da área da cirurgia robótica:

Prostatectomia radical assistida por robot: experiência inicial do Hospital da Luz

Kris Maes, David Gonçalves Ferreira, Joana Briosa Neves, Tomás Neto da Silva, João Varela, Virgílio Vaz, Bruno Graça, Rui Formoso, Pedro Oliveira, Manuel Ferreira Coelho

Foram analisados dados de doentes submetidos a prostatectomia radical robótica no Hospital da Luz desde a aquisição do sistema Da Vinci Si HD em 2010 até 2014 (cerca de 140), relativos ao período de seguimento pós-operatório. As intervenções analisadas foram realizadas por Kris Maes, urologista coordenador do Centro de Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva para a área de urologia, que é também cirurgião formador nesta área, com uma experiência de oito anos. Demonstrou-se que a prostatectomia radical robótica realizada por uma equipa experiente, como a do Hospital da Luz, permite obter resultados excelentes tanto em termos oncológicos como funcionais, o que coincide com as conclusões obtidas em centro internacionais de elevado volume.   

Nefrectomia parcial assistida por cirurgia robótica

Rui Formoso, Tomás Neto da Silva, Joana Briosa Neves, Bruno Graça, Pedro Oliveira, Manuel Coelho, Kris Maes

São analisados os dados de oito doentes submetidos a nefrectomia parcial com assistência robótica, realizada por Kris Maes no Hospital da Luz, concluindo-se que as intervenções tiveram bons resultados oncológicos, um tempo de internamento reduzido e excelentes resultados funcionais, sem complicações relevantes. Estes primeiros resultados obtidos em Portugal coincidem com os publicados internacionalmente por centros de elevado volume, para o que contribui a experiência de oito anos da equipa de cirurgia robótica urológica do Hospital da Luz.

Pielotomia com remoção de cálculos num rim ectópico pélvico realizada por laparoscopia com assistência robótica

David Gonçalves Ferreira, Joana Briosa Neves, Rui Formoso, António Almeida Santos, Pedro Gomes, Kris Maes

É descrito o caso de um doente de 34 anos com um rim ectópico e um cálculo de grande simensão (25 x 14 mm), operado no Hospital da Luz, concluindo-se que o o acesso laparoscópico assistido por robot é uma técnica minimamente invasiva praticável, que permite um encerramento seguro e eficaz do bacinete, com um período de hospitalização curto e sem complicações.

Prostatectomia transvesical assistida por robot: um tratamento seguro e eficaz para a hiperplasia benigna da próstata

Tomás Neto da Silva, Joana Briosa Neves, David Gonçalves Ferreira, Pedro Gomes, Rui Formoso, Pedro Oliveira, Adalgisa Guerra, Kris Maes

É descrito o caso de um doente de 55 anos com uma hiperplasia benigna da próstata com um volume de 154 mL avaliado por ecografia, algaliado há um mês por retenção urinária, submetido a prostatectomia simples assistida por robot realizada por via transvesical. Esta técnica revelou-se segura, eficaz, sem complicações significativas e com uma recuperação rápida do doente que dias semanas depois da cirurgia não tinha queixas urinárias e urinava espontaneamente.

 

Conheça o Centro de Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva do Hospital da Luz

 

Para qualquer esclarecimento, o Centro de Cirurgia Robótica e Minimamente Invasiva pode ser contactado através do endereço electrónico cirurgia.robotica@hospitaldaluz.pt